PUBLICIDADE

Bahia lidera lista de convocados para a Seleção Brasileira de Boxe visando 2028; confira os nomes

A Bahia é o estado que possui o maior número de atletas convocados para integrar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico de 2026. Ao todo, 12 pugilistas baianos foram selecionados para compor a equipe permanente, iniciando a preparação para o ciclo que visa os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Os atletas selecionados deverão se apresentar no dia 5 de janeiro no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE), localizado em São Paulo. Joilson Santana, presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia), avalia que a extensa lista de convocados ratifica a alta performance do trabalho desenvolvido no estado.

Segundo o dirigente, a ida para o centro de excelência tem como objetivo aprimorar o treinamento e garantir a participação em torneios classificatórios para a Olimpíada. “Eles vão para lá e ficam até as Olimpíadas. Isso para que a gente possa ter mais alguém nosso dentro de mais uma edição dos Jogos”, explicou Santana.

A lista de chamados abrange diversas categorias de peso. Entre os nomes confirmados estão: Ramon Santos (60kg), Ruan Santos (65kg), Kaian Oliveira (70kg), Isaías dos Santos (90kg), Joel Ramos (+90kg), Ícaro Luan (65kg), Claudio Santos (80kg), Jéssica Dias (57kg), Haziel Krishna (65kg), Adriele Caroline (65kg) e Viviane Dos Santos (75kg).

A convocação massiva é reflexo direto do desempenho da delegação baiana no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite Masculino e Feminino 2025, realizado em maio, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, a Bahia conquistou o título por estados, somando oito medalhas: seis de ouro (com Bárbara Santos, Joel, Kaian, Samuel Rosa, Tatiana Chagas e Viviane) e duas de prata (Haziel e Keno Marley).

A prata de Haziel Krishna, inclusive, ocorreu em um contexto de superação, já que a atleta se lesionou antes da final e não pôde lutar pelo ouro.

Fonte: Alô Bahia

Leia mais

PUBLICIDADE