A partir desta segunda-feira (6), tem início em todo o estado da Bahia a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que integra as ações estratégicas da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para o fortalecimento da aprendizagem na rede pública. A iniciativa tem como objetivo medir as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes da rede estadual e municipal nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A expectativa é que 440.622 estudantes participem da avaliação, distribuídos entre turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O levantamento dos resultados permitirá à SEC identificar avanços e desafios no processo de ensino-aprendizagem, subsidiando políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação em todo o estado.
Além do SABE, os estudantes baianos também participarão, ainda em outubro, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) principal exame nacional conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O SAEB será aplicado entre os dias 20 e 31 de outubro, envolvendo turmas do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Assim como o SABE, a prova avalia conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática, mas seus resultados têm alcance nacional e servem de base para a elaboração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um dos principais indicadores de qualidade da educação pública brasileira.
Em 2025, o SABE será realizado em duas etapas. De 6 a 10 de outubro, participarão os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da EJA, nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Já entre 10 e 14 de novembro, será a vez dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental realizarem a prova. A divisão em fases permitirá um acompanhamento mais detalhado dos diferentes ciclos de aprendizagem, ampliando o diagnóstico educacional e fortalecendo o planejamento pedagógico das escolas.
Com o SABE e o SAEB, a Bahia reafirma seu compromisso com a avaliação sistemática e a melhoria contínua da educação pública, promovendo um olhar atento sobre o desempenho dos estudantes e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.
Fonte: Portal Notícias Bahia