Bahia aposta em metodologia individual para desenvolver talentos –
O Bahia estabeleceu uma meta ambiciosa para os próximos dez anos no futebol brasileiro: tornar-se a melhor divisão de base do país. Para alcançar esse objetivo, o clube aposta diretamente na formação de grandes atletas, capazes de gerar frutos não apenas no âmbito esportivo, mas também retorno financeiro.
Com esse propósito, e visando consolidar-se no mais alto patamar nacional nas categorias de base, o Bahia desenvolveu um projeto de desempenho voltado ao desenvolvimento individual de atletas. A iniciativa contempla 12 jogadores considerados de grande potencial nas divisões de base do clube, segundo informações obtidas pelo Portal A TARDE.
Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Pivetes de Aço na partida contra o Jequié
O Individual Development Performance (IDP) é um programa especial de desenvolvimento que monitora não apenas aspectos de performance esportiva, mas também fatores do cotidiano que impactam diretamente o rendimento, como sono, alimentação e o comportamento dos jovens. As análises são compartilhadas com a matriz do Grupo City, em Manchester, na Inglaterra, com o objetivo de extrair o máximo desempenho e compreender o potencial individual de cada atleta inserido no projeto.
Leia Também:
Voltado para os principais prospectos das categorias de base do Tricolor de Aço, o programa reúne algumas das maiores joias da base do clube. Entre os atletas que integram o IDP estão os atacantes Ruan Pablo, Dell e Kauê Furquim, apontados internamente como os jogadores de maior potencial da base, além de outros destaques como o meio-campista David Martins e o zagueiro Fredi, conforme apuração da reportagem. Os outros sete nomes que fazem parte do projeto não foram divulgados.
Internamente, a avaliação é de que os cinco Pivetes de Aço citados se destacam não apenas pelo talento e potencial técnico, mas também pelo amadurecimento mental e psicológico. O clube entende que esses atletas apresentam elevada percepção cognitiva e capacidade de desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo em idade ainda precoce.
Ainda de acordo com o Portal A TARDE, os jogadores do IDP foram “abraçados” pelo técnico Rogério Ceni e tendem a estar cada vez mais integrados ao elenco principal. O treinador mantém contato direto e acompanha de perto o trabalho das categorias de base do Bahia, entendendo que os critérios adotados no programa colocam esses atletas à frente dos demais no processo de formação.

Rogério Ceni e Kauê Furquim
Fonte: A Tarde



