Governo da Bahia convoca 70 professores indígenas para contratação em escolas –
O governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC), convocou 70 candidatos aprovados no processo seletivo simplificado para o cargo de Professor Indígena, em caráter emergencial, para atuação em escolas indígenas da rede estadual de ensino.
O chamamento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e representa a etapa final antes da contratação temporária dos profissionais.
Tudo sobre Bahia em primeira mão!
A convocação contempla candidatos com resultado final homologado em junho de 2025. Conforme o edital, as contratações serão feitas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).
Em publicação nas redes sociais, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que a medida busca fortalecer a educação escolar indígena e valorizar os saberes ancestrais.
Publicamos hoje no Diário Oficial a convocação de mais 70 professores indígenas aprovados no REDA.
Com essa chamada, já são 381 educadores indígenas convocados, fortalecendo a educação escolar indígena, valorizando os saberes ancestrais e garantindo mais inclusão e respeito às…— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) January 29, 2026
Documentação exigida
Para assumir o cargo, os profissionais deverão apresentar documentos que comprovem formação em licenciatura plena, licenciatura intercultural indígena ou magistério indígena, conforme o enquadramento previsto no certame.
Os candidatos destinados às escolas indígenas também deverão apresentar autodeclaração de identidade étnica indígena e declaração de reconhecimento emitida por lideranças da comunidade onde a unidade escolar está localizada.
Além disso, será exigida declaração do cacique da aldeia, atestando que o candidato tem conhecimento dos processos culturais, econômicos e educacionais próprios da comunidade.
Fonte: A Tarde



