A Rússia lançou mísseis e drones sobre a Ucrânia em um ataque em massa neste domingo (5), matando pelo menos cinco pessoas.
Quatro mortes foram relatadas na região ocidental de Lviv, na fronteira com a Polônia, onde um parque industrial na capital regional também foi incendiado e partes da cidade ficaram sem energia.
O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, pediu aos moradores que permanecessem em casa enquanto as autoridades combatiam vários incêndios.
Já em Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia, uma pessoa foi morta e outras nove ficaram feridas em um ataque combinado que também deixou mais de 73.000 pessoas sem energia, disse o governador Ivan Fedorov.
A infraestrutura civil também foi danificada nas regiões de Ivano-Frankivsk, Vinnytsia, Chernihiv, Kherson, Kharkiv e Odesa.
“Outro ato deliberado de terror contra civis”, escreveu a primeira-ministra Yulia Svyrydenko no X. “Moscou continua a atacar casas, escolas e instalações de energia — provando que a destruição continua sendo sua única estratégia.”
Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, forças russas dispararam mais de 50 mísseis e quase 500 drones.
Fonte: CNN BRASIL