A atriz Angelina Jolie, 50, é a capa da primeira edição francesa da revista Time. Na foto, a atriz surpreendeu ao mostrar a cicatriz da cirurgia de mastectomia dupla preventiva que realizou em 2013.
O ensaio fotográfico, divulgado no mês de dezembro, faz parte de uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Em entrevista à publicação, Angelina afirmou que decidiu expor esse lado íntimo de sua história para compartilhar suas cicatrizes em prol da saúde e da prevenção.
“Compartilho essas cicatrizes com muitas mulheres que amo. E sempre me emociono quando vejo outras mulheres compartilharem as suas. Quis participar, sabendo que a TIME França iria divulgar informações sobre saúde da mama, prevenção e conhecimento sobre o câncer de mama”, declarou.
A atriz tem uma relação pessoal com a doença. Sua mãe, Marcheline Bertrand, morreu em 2007 em decorrência de câncer de ovário e de mama, o que influenciou diretamente a decisão de Angelina de realizar a cirurgia preventiva após descobrir uma mutação genética que aumentava significativamente seu risco.
Vale lembrar que, na época em que a atriz tornou pública a decisão, um artigo publicado pelo The New York Times, em 2013, apontou um aumento expressivo nos exames de rastreamento.
Na França, houve crescimento de cerca de 20%, enquanto nos Estados Unidos o aumento chegou a 64% nas duas primeiras semanas. Seis meses depois, a alta ainda era de 37%. O fenômeno ficou conhecido mundialmente como o “Efeito Angelina”.
Confira a publicação oficial
Veja também: aumenta a incidência de câncer de mama em jovens
Fonte: CNN BRASIL