sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img
HomeDestaquesAlvo de operação da PF, médico baiano causa nova polêmica ao tomar...

Alvo de operação da PF, médico baiano causa nova polêmica ao tomar posse na Academia Brasileira de Ciências

Na solenidade, Gabriel assumiu a cadeira 308, cujo patrono é o cientista Luc Montagnier –

O médico baiano Gabriel Almeida tomou posse como membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI) em uma cerimônia realizada no Congresso Nacional, em Brasília, na segunda-feira, 8. A presença do cirurgião no evento chamou atenção porque, há duas semanas, ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga uma suposta rede dedicada à produção e comercialização clandestina de canetas emagrecedoras.

Na solenidade, Gabriel assumiu a cadeira 308, cujo patrono é o cientista Luc Montagnier, ganhador do Prêmio Nobel pela descoberta do HIV. Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Alagoas (2005), o baiano tem especialização em Cirurgia Geral e ganhou projeção nas redes sociais, onde reúne mais de 755 mil seguidores e produz conteúdo sobre emagrecimento e temas ligados à saúde.

Tudo sobre Bahia em primeira mão!

Operação da PF

A operação da PF identificou um esquema de fabricação, fracionamento e distribuição irregular das canetas emagrecedoras.

Segundo a investigação, o grupo mantinha uma estrutura de produção em condições sanitárias inadequadas e atuava em escala considerada incompatível com o que é permitido para manipulação magistral de medicamentos.

Os agentes relataram ainda indícios de produção em série, o que é proibido fora da indústria farmacêutica.

O que diz a defesa?

A defesa de Gabriel Almeida nega qualquer prática ilegal. Em nota, afirmou que o médico “não fabrica, não manipula e não rotula medicamentos” e classificou a acusação como “fática e tecnicamente impossível”.

A equipe jurídica também reforçou que a relação dele com a tirzepatida, substância usada em medicamentos como o Mounjaro, seria “apenas científica e acadêmica”, vinculada à atuação clínica e à docência.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos