Steve Witkoff, enviado especial dos Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (6) que os protocolos de segurança para a Ucrânia estão “praticamente concluídos”, após uma reunião em Paris com países europeus aliados aos ucranianos.
“Acreditamos que os protocolos de segurança estão praticamente finalizados, o que é importante para que o povo ucraniano saiba que, quando isso terminar, terminará para sempre”, disse Witkoff em uma coletiva de imprensa conjunta, referindo-se à guerra da Rússia na Ucrânia.
Ele acrescentou que os aliados da Ucrânia também estão “muito, muito perto de concluir um acordo de prosperidade tão robusto quanto qualquer outro já visto em um país que saiu de conflitos como este”.
“Acreditamos que uma economia robusta se correlaciona e funciona diretamente com esses protocolos de segurança”, destacou, acrescentando que a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, estava trabalhando no plano de recuperação econômica da Ucrânia.
Witkoff disse ainda que os EUA estão “preparados para fazer tudo o que for necessário para trabalhar com nossos colegas europeus” para alcançar a paz na Ucrânia.
O pronunciamento do americano foi feito ao lado de Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump.
Fonte: CNN BRASIL