As ações da China atingiram nesta segunda-feira (12) o maior nível da última década, impulsionadas pelas ações das empresas de inteligência artificial e aeroespacial comercial, enquanto os investidores comemoravam o forte início de ano dos mercados locais, com um volume de negócios recorde. As ações de Hong Kong também avançaram.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 1,1%, atingindo seu maior valor desde julho de 2015, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,7%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 1,4%.
Enquanto isso, o volume de negócios de ações onshore registrou um recorde de 3,6 trilhões de iuanes (US$ 516,13 bilhões).
Analistas do HSBC continuam otimistas quanto às perspectivas para a inteligência artificial em 2026, citando políticas regulatórias de apoio.
As recentes captações de recursos e ofertas públicas iniciais por empresas em toda a cadeia de suprimentos de IA devem elevar as avaliações do setor e sustentar a demanda e os gastos no médio prazo, acrescentaram.
O Índice CSI de Computação em Nuvem e Big Data da China subiu 7,8%, enquanto as ações de IA subiram 4,2%. As principais empresas do setor de tecnologia negociadas em Hong Kong avançaram 3,1%.
As ações do setor aeroespacial comercial ampliaram os ganhos, com a China Spacesat atingindo o limite diário de 10% e um recorde histórico.
A alta ocorreu após um pedido da UIT (União Internacional de Telecomunicações, na sigla em inglês), que mostrou que, entre 25 e 31 de dezembro de 2025, a China solicitou recursos de frequência e orbitais para 203.000 satélites em 14 constelações.
O Índice de Defesa CSI saltou 5,9%, atingindo o maior valor em quase quatro anos.
Fonte: CNN BRASIL