PUBLICIDADE

A TARDE Educação faz história na Fenagro

Aprendizado, diversão, criatividade e consciência ambiental marcaram os espaços do Programa A TARDE Educação durante a 34ª edição da Fenagro. Instalado na Casa A TARDE, o circuito educativo permaneceu aberto gratuitamente ao público durante os nove dias de evento, reunindo crianças, jovens, educadores e famílias em uma programação intensa e formativa.

Mais de cinco mil visitantes passaram pelos ambientes do Programa – entre estudantes das redes municipal, estadual e privada, visitantes espontâneos da feira, autoridades políticas, educadores e parceiros institucionais. A abertura oficial, realizada no último domingo (30), contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária estadual de Educação, Rowenna Brito.

Tudo sobre Fenagro em primeira mão!

Inspirado pelo sucesso da Casa A TARDE na edição anterior – que recebeu oficinas como o Laboratório das Cores Naturais –, o espaço educativo deste ano foi ainda mais dinâmico, interativo e voltado à experimentação prática.

Estudantes em ações do A TARDE Educação | Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

Além de aproximar o público dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, as ações reforçaram a importância do jornal como ferramenta pedagógica e da educomunicação como ponte entre aprendizado, cidadania e cultura.

Nesta edição, o A TARDE Educação apresentou quatro ambientes temáticos e interativos, que se complementaram e ampliaram a experiência dos visitantes.

Leia Também:

No Espaço Multicultural, foram realizadas exposições, contação de histórias, vivências artísticas e rodas de leitura. A Sala Gamer ofereceu jogos educativos e interativos que aproximaram tecnologia, trânsito e aprendizagem, em parceria com o Detran-BA.

Já no Espaço Semearte, houve oficinas práticas de educação ambiental e atividades de replantio, enquanto a Agência Expressa produziu o jornalzinho da feira e proporcionou vivências de educomunicação para crianças e jovens.

Estudantes em ações do A TARDE Educação

Estudantes em ações do A TARDE Educação | Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

A coordenadora de Recursos Humanos, Lidia Birne, que visitou o circuito acompanhada de amigos, destacou a importância do espaço em meio ao ritmo da capital.

“Ainda existem pessoas preocupadas com a educação. O contato da criança com os animais, com a pintura e criatividade é muito importante para o desenvolvimento, e o A TARDE está se preocupando com isso. É interessante que o governo também, em tudo isso, faça parte desse crescimento e desenvolvimento. Então, eu vejo como um ponto positivo. No meio da cidade grande, é muito importante”, afirmou.

Além das atividades, todos os visitantes receberam lanche, reforçando o compromisso do Programa com uma experiência acolhedora e completa para estudantes e famílias.

Estudantes em ações do A TARDE Educaçãoc

Estudantes em ações do A TARDE Educaçãoc | Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

Outro destaque foi a distribuição de mudas de hortaliças, iniciativa que incentivou o cultivo doméstico, a educação ambiental e o contato direto com práticas sustentáveis – uma marca forte do A TARDE Educação na Fenagro.

Somando-se a essas iniciativas, também foram entregues squeezes reutilizáveis, que incentivaram o reuso e reforçaram a importância da redução de resíduos no cotidiano.

Entre as atrações especiais, o Espaço Multicultural recebeu a idealizadora do projeto Afroinfância, Carol Adesewa, que encantou crianças e adultos com a narrativa do livro Plantando com Malik, obra que reforça a ancestralidade, autonomia e educação ambiental.

“É um prazer muito grande trazer Malik para diferentes espaços e falar da importância do plantio, das crianças plantarem o seu próprio alimento. Eu acredito que, quando a criança coloca a mão na terra, quando ela entra em contato com a terra, com a natureza, ela acaba valorizando mais os alimentos. Ela entende que os melhores alimentos vêm da terra”, destacou Carol.

Estudantes em ações do A TARDE Educação

Estudantes em ações do A TARDE Educação | Foto: Denisse Salazar/AG.A TARDE

Para Márcia Firmino, coordenadora pedagógica do A TARDE Educação, o impacto dos espaços ultrapassou a visitação.

“Cada atividade educativa e artística aproximou o campo das pessoas de forma sensível e transformadora. Com o sucesso e a receptividade do público, já projetamos um futuro ainda mais amplo para o espaço. Para o próximo ano, o objetivo é expandir a proposta da Sala Semearte, por exemplo, para que ela não seja voltada apenas ao público escolar e infantojuvenil, mas também possa receber adultos que visitarem o parque. A ideia é oferecer vivências enriquecedoras para todas as idades, fortalecendo a educação ambiental, o diálogo sobre o agronegócio e o estímulo à criatividade de forma inclusiva e acessível”, afirmou.



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE