Situado às margens do Rio São Francisco, o município de Xique-Xique, emancipado em julho de 1832, ainda carrega os traços da política formada por clãs familiares, como foi em grande parte da Bahia nas últimas décadas. Na cidade, a família ‘Braga’ tem quase 50 anos no poder.
O Portal A TARDE inicia com Xique-Xique uma série de matérias especiais sobre as principais dinastias políticas da Bahia.
Tudo sobre Política em primeira mão!
Reinaldo Braga – o primeiro do clã
Durante a ditadura militar, a família Braga chega pela primeira vez ao poder na cidade de Xique-Xique, no ano de 1977. O responsável pelo feito foi Reinaldo Braga, da Aliança Renovadora Nacional (Arena), ficando no cargo até 1982.
Leia Também:
Em maio de 1982, Reinaldo renunciou ao mandato para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Eleito, o agora deputado estadual consolidou seu poder no cargo, permanecendo no posto por 40 anos.
Xique-Xique vive hegemonia de família há quase 50 anos
Durante o período em que esteve na Alba, Reinaldo permaneceu ‘dando as cartas’ na política local, fazendo do seu pai, Raul Braga (PMDB), prefeito da cidade, vencendo o pleito de 1989, ficando no posto até 1992.
De pai para filho
Seguindo a linhagem da família, Reinaldo Braga Filho chegou ao poder em 2005. Em 2008, o político foi reeleito prefeito do município, ficando no cargo até 2012.
Reinaldinho, como é conhecido, ficou apenas quatro anos fora do executivo municipal. Seu sucessor, DR. Ricardo Bessa (PT), não estava dos disputa em 2016, dando espaço para que o antecessor fosse eleito para mais um mandato.
Eleito para o terceiro mandato, Reinaldinho venceu pela quarta vez em 2020, sendo reeleito e se consolidando com o principal nome da política de Xique-Xique e permanecendo por 16 anos no poder.
Família permanece no poder
Coube a Renan Braga, primo de Reinaldinho, continuar a dinastia da família à frente da cidade, sendo eleito em 2024 para seu primeiro mandato como prefeito do município.
Além de primo de Reinaldinho, Renan já tem um histórico familiar mais próximo da política. Seu pai, também Renan, foi vice-prefeito de Xique-Xique e prefeito de Itaguaçu.
Atualmente, Reinaldo Braga Filho, sem cargo eletivo, tem se colocado como um dos principais nomes da oposição ao governo baiano, estreitando relações políticas com ACM Neto (União Brasil), ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a governador.
Fonte: A Tarde



