O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Jorge Messias, recebeu da Comissão de Ética Pública da Presidência, na segunda-feira (15), o aval de que precisava para rebater possível questionamento no Senado, onde passará por sabatina para vaga de ministro no STF (Supremo Tribunal Federal).
Desde 2023, Messias faz parte do Conselho de Administração da BrasilPrev, vinculada ao Banco do Brasil. Havia dúvida se isso configurava conflito de interesses. A Comissão de Ética concordou com o parecer da conselheira Marcelise de Miranda Azevedo, que julgou não haver qualquer ilegalidade no vínculo.
A AGU informou que a consulta feita é um procedimento comum, que atende a normas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A sabatina de Messias deve ocorrer no próximo ano, no retorno dos trabalhos legislativos. Uma data chegou a ser agendada em dezembro, mas foi cancelada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), porque a mensagem presidencial com a indicação não havia sido oficialmente entregue.
Nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu ter havido uma “confusão” com a indicação, mas defendeu a escolha do advogado-geral da União para ocupar a cadeira de Luís Roberto Barroso no Supremo.
Segundo Lula, o imbróglio teria se iniciado com o desejo do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), de indicar o também senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Suprema Corte. Lula tem expressado publicamente a vontade de que Pacheco seja seu candidato ao governo de Minas Gerais em 2026.
“Houve um problema porque o Senado queria indicar o Pacheco, que tem muito mérito, que eu gosto pessoalmente, que eu sonhei para ganhar o governo em Minas Gerais, mas aconteceu um imprevisto, o Pacheco se aposentou. Pacheco mudou de posição, Alcolumbre queria indicá-lo”, disse Lula durante entrevista coletiva em Brasília.
“Houve essa confusão, mas eu continuo com o nome do Messias, vou encaminhar a papelada toda. Eu sei que não vai ser votado mais esse ano. Então eu vou fazer com que, quando voltar do recesso, o nome do Messias esteja lá”, acrescentou.
Fonte: CNN BRASIL