O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso conquistou o prêmio de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards 2026 pelo trabalho no longa-metragem “Sonhos de Trem”, disponível na Netflix. Em entrevista à CNN Brasil, ele compartilhou detalhes sobre o trabalho que impressionou os votantes e celebrou um momento histórico para o cinema nacional.
O Brasil teve grande destaque na premiação, que também reconheceu o filme “Agente Secreto” na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Para Veloso, que falou diretamente de Los Angeles, o diferencial de seu trabalho foi a abordagem naturalista adotada na fotografia do filme.
“Usar a luz natural no filme inteiro contribuiu para a narrativa, para as pessoas conseguirem se conectar com o filme”, explicou.
O jeito brasileiro de fazer cinema
Segundo Adolpho, o cinema americano está acostumado com produções de grande estrutura, enquanto o trabalho brasileiro se destaca pela criatividade e soluções alternativas.
“Como aqui é um sistema muito industrializado de se fazer cinema, onde estão muito acostumados a fazer tudo de uma maneira muito igual sempre e seguindo certas regras, isso muitas vezes impossibilita um pouco mais de criatividade”, analisou.
O diretor de fotografia destacou que o diretor do filme, Clint Bentley (“Sing Sing”), brinca que a única palavra que aprendeu em português foi “gambiarra”, termo que representa bem a abordagem criativa brasileira.
“Eu acho que ter esse nosso jeitinho de ‘vamos dar um jeito aqui, vamos fazer diferente, vamos pensar em outra solução’ encanta bastante eles”, comentou Veloso sobre a receptividade internacional ao método de trabalho brasileiro.
Reconhecimento internacional e expectativas
Sobre o momento atual do cinema brasileiro, Veloso acredita que finalmente está chegando o reconhecimento merecido.
“O cinema brasileiro está vivendo um momento incrível. Finalmente eu acho que eles estão abrindo o olho para uma coisa que a gente sempre teve. O reconhecimento chega tarde, na verdade, para a quantidade de talentos que a gente tem”, afirmou.
Quanto às expectativas para o Oscar, cujos indicados serão anunciados no dia 22, Adolpho prefere manter os pés no chão: “Eu tento não ter muita expectativa, porque a gente nunca sabe o que vai acontecer. Quando você está fazendo o filme, é a última coisa que você imagina”.
Para ele, o mais importante é que o trabalho está sendo visto e apreciado. “O Brasil ganha com a visibilidade e o cinema mundial ganha com as nossas produções“, concluiu.
Veja também: os looks do Critics Choice Awards 2026
Fonte: CNN BRASIL