O ator Eric Dane morreu na última quinta-feira, aos 53 anos. Conhecido por seu papel na série Grey’s Anatomy, ele enfrentava esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença neurodegenerativa progressiva cujo diagnóstico havia tornado público há apenas 10 meses.
Após a divulgação da notícia, a plataforma de streaming Netflix lançou o documentário Famous Last Words: Eric Dane. Na produção, com cerca de 50 minutos, o ator participa de uma conversa íntima com o apresentador Brad Falchuk. O projeto foi realizado em segredo e só poderia ser divulgado após a morte do artista.
Como o título sugere, o documentário reúne as últimas palavras de Eric Dane. Ele fez questão de deixar uma mensagem especial para as filhas, Billie e Georgia, e também gravou um recado final para os fãs e para o mundo.
Na entrevista, o ator relembra momentos da carreira e da vida pessoal, incluindo o impacto da morte do pai quando tinha apenas sete anos. Ele contou que escrevia cartas ao pai, que tirou a própria vida, e revelou que teve dificuldades para se conectar com as pessoas desde então. A relação com Rebecca Gayheart, a separação do casal, as filhas e as batalhas contra o vício em drogas e álcool também são abordadas.
A mensagem emocionante para as filhas comoveu fãs ao redor do mundo. Eric deixou conselhos e palavras de incentivo às jovens, hoje com 15 e 14 anos:
“Billie e Georgia, estas palavras são para vocês.
Eu tentei. Tropecei algumas vezes, mas tentei. No geral, divertimo-nos muito, não foi? Lembro-me de todos os momentos que passámos na praia. Vocês as duas, eu e a mãe em Malibu, Santa Monica, México. Vejo-vos agora a brincar no oceano por horas, minhas filhas aquáticas. Aqueles dias foram um paraíso.
Quero partilhar quatro coisas que aprendi com esta doença, e espero que vocês não apenas me ouçam. Espero que me escutem.
Primeiro, vivam agora, neste exato momento, no presente. É difícil, mas aprendi a fazer isso. Durante vários anos eu perdia-me em pensamentos, nos meus próprios pensamentos por longos períodos, afundado em preocupação, autopiedade, vergonha e dúvida. Repassava decisões, questionava as minhas ações. «Eu deveria ter feito isso. Eu nunca deveria ter feito aquilo.» Chega.
Por pura sobrevivência, sou obrigado a permanecer no presente. Mas eu não quero estar em nenhum outro lugar. O passado traz arrependimentos. O futuro é incerto. Então precisam de viver o agora. O presente é tudo o que vocês têm. Valorizem-no. Apreciem cada momento.
Em segundo lugar, apaixonem-se. Não necessariamente por uma pessoa, embora eu também recomende isso. Mas apaixonem-se por algo. Encontrem a vossa paixão, a vossa alegria. Encontrem aquilo que vos dá vontade de levantar da cama de manhã. Que vos impulsiona durante todo o dia. Eu apaixonei-me pela representação. Esse amor ajudou-me a superar os meus momentos mais sombrios, os meus dias mais difíceis, o meu ano mais difícil. […]
Escolham os seus amigos com sabedoria. Encontrem as pessoas certas e permitam que elas vos encontrem, e então entreguem-se a elas. Os melhores entre vocês retribuirão. Sem julgamentos. Sem condições. Sem perguntas. Sou muito grato pela minha família e amigos mais próximos. Cada um deles apoiou-me. Amem os vossos amigos com tudo o que vocês têm. Agarrem-se a eles. Eles vão-vos entreter, guiar, apoiar e alguns vão salvar-vos.
Finalmente, lutem com todas as vossas forças e com dignidade. Quando enfrentarem desafios, sejam de saúde ou de qualquer outra natureza, lutem. Nunca desistem. Lutem até o último suspiro. Esta doença está a consumir o meu corpo, mas jamais consumirá o meu espírito.
Vocês duas são pessoas diferentes. Mas são fortes e resilientes, herdaram a resiliência de mim. Esse é o meu superpoder. […] Então, quando algo inesperado vos acontecer, e vai acontecer, porque essa é a vida, lutem e encarem com honestidade, integridade e elegância, mesmo que pareça ou soe insuperável. Espero ter demonstrado que vocês podem enfrentar qualquer coisa. Lutem, meninas, e mantenham a cabeça erguida.
Billie e Georgia, vocês são o meu coração. Vocês são o meu tudo. Boa noite. Eu amo-vos. Estas são as minhas últimas palavras”, concluiu por fim o ator.
Leia Também: Sophia Abrahão revela que já foi atendida por Samira Sagr em bar
Fonte: Noticias ao Minuto



