sexta-feira, fevereiro 20, 2026
spot_img
HomeDestaquesLula pode virar réu após homenagem polêmica de escola de samba

Lula pode virar réu após homenagem polêmica de escola de samba

Lula foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói –

A escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fez uma homenagem ao presidente Lula (PT) durante o desfile do Carnaval do Rio de Janeiroe acabou rebaixada — pode fazer com que o petista seja alvo Justiça Eleitoral.

Os partidos Liberal (PL) e partido Missão enviaram novas representações ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contra o petista, devido ao enredo da agremiação — as legendas já haviam encaminhado outras duas ações à Corte antes do desfile.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Ainda não há um prazo para julgamento das duas novas representações, enviadas após o desfile.

Leia Também:

Alegações

No recurso atual, o Missão defendeu novamente que o samba-enredo escolhido pela Acadêmicos de Niterói configura propaganda eleitoral antecipada. Por isso, a legenda pediu aplicação de multa e a proibição de utilização das imagens do desfile nas redes sociais e nas pré-campanhas e campanhas do PT e do presidente Lula.

O PL, por sua vez, enviou um pedido de antecipação de provas que pode servir para uma ação futura, no qual aponta suspeita de abuso de poder político e econômico e pede uma lista de dados sobre o desfile. Entre elas:

  • Esclarecimentos sobre recursos financeiros destinados para o desfile;
  • Gastos com hospedagem e deslocamento de autoridades convidadas para o camarote da prefeitura;
  • Tempo de exibição das imagens do desfile na TV aberta.

Rejeição

No último dia 12, o Tribunal rejeitou as duas primeiras liminares considerando que não era possível deferir o pedido antes dos fatos acontecerem. Mas, ponderou que isso não significa que, no futuro, a Corte não possa vir a analisar a conduta dos citados.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos