Quem tem diabetes precisa lidar diariamente com diversas restrições referentes à alimentação, o que se estende também para as frutas, vistas como saudáveis e recomendadas para a maioria das pessoas. No entanto, a maioria dos profissionais entra em consenso em relação ao poder benéfico de uma fruta para os diabéticos: o limão.
Isso porque o limão ostenta um dos menores índices glicêmicos entre as frutas, ou seja, ele praticamente não eleva a glicemia. Isso significa que seus carboidratos são absorvidos de forma muito lenta, evitando picos de açúcar no sangue, algo fundamental para quem precisa manter a glicose estável ao longo do dia.
Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Na prática, o suco de limão pode ser consumido com segurança e até ajudar na estratégia alimentar do diabético, principalmente quando comparado a bebidas naturalmente mais doces, como suco de laranja, uva ou manga.
Atuação do limão no organismo
Além de ter pouco açúcar, o limão contém ácidos orgânicos que retardam o esvaziamento do estômago, efeito que desacelera a absorção dos carboidratos da refeição como um todo. Em resumo, o limão também ajuda a reduzir a velocidade com que o açúcar de outros alimentos entra na corrente sanguínea.
Justamente por isso, usar limão em saladas, carnes, legumes ou até diluído em água durante as refeições pode contribuir para uma resposta glicêmica mais estável.
No entanto, um erro comum é adicionar açúcar na hora de fazer sucos. Ao adicionar açúcar, mel ou grandes quantidades de adoçantes calóricos, o benefício metabólico do limão praticamente desaparece.
Fonte: A Tarde



