segunda-feira, fevereiro 16, 2026
spot_img
HomeDestaquesApós homenagem, Lula celebra Carnaval do Rio: “Inesquecível”

Após homenagem, Lula celebra Carnaval do Rio: “Inesquecível”

Lula acompanhou desfile na Sapucaí. –

O presidente Lula (PT) não deu bola às críticas da oposição que apontou propaganda eleitoral antecipada sobre o desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o petista, e celebrou a festa na Marquês de Sapucaí, no domingo, 15.

“Uma noite inesquecível na Sapucaí. Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira: Quatro escolas e uma só emoção. Quanta criatividade e talento juntos na avenida. Foi lindo. Obrigado, Rio!”, publicou o presidente nas redes sociais.

Tudo sobre Política em primeira mão!

A Acadêmicos de Niterói escolheu o presidente Lula como tema do desfile do Carnaval deste ano. Adversários políticos do petista entraram com representações judiciais, sob justificativa de que a escola estaria fazendo campanha antecipada.

Esposa de Lula, a primeira-dama Janja da Silva não foi colocada em carro alegórico, previsto anteriormente. A cantora Fafá de Belém foi escalada no seu lugar no desfile.

Oposição reage

Após a apresentação, opositores do governo classificaram o desfile como propaganda política antecipada em ano eleitoral e acionaram a Justiça questionando a participação do presidente no evento.

O senador Flávio Bolsonaro afirmou que pretende protocolar ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Nossa ação contra os crimes do pt na Sapucaí, com dinheiro público, será protocolada rapidamente no TSE! Além dos ataques pessoais a Bolsonaro, eles atacaram o maior projeto de Deus na Terra: a FAMÍLIA! Vamos vencer o mal com o BEM!”, publicou.

O senador Sérgio Moro também criticou o desfile e questionou o uso de recursos públicos. “Hoje o brasileiro assistirá algo inédito na Sapucaí. O dinheiro do contribuinte utilizado por uma escola de samba, a Acadêmicos de Niterói, para fazer propaganda eleitoral antecipada para o Lula”, afirmou.

Leia Também:

Governo federal rebate acusações

O financiamento federal citado nas críticas foi repassado por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que destinou R$ 12 milhões às 12 escolas do Grupo Especial do Carnaval do Rio.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o apoio não tem relação com os enredos escolhidos pelas agremiações.

“Não há nenhum favorecimento com alguma relação com o enredo. Se uma escola homenageia o Lula, se outra homenageia a Rita Lee, se outro vai homenagear o Ney Matogrosso, essa é uma escolha de cada escola. Nós somos um órgão de promoção do Brasil e não de censura”, declarou.

Escola de samba se pronuncia

A escola de samba Acadêmicos de Niterói se pronunciou oficialmente após as críticas e polêmicas geradas pelo desfile em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Marquês de Sapucaí, na noite de domingo.

Em nota publicada nas redes sociais, a agremiação afirmou ter sofrido perseguições políticas e defendeu a autonomia artística apresentada na avenida.

A escola também ressaltou que manteve sua proposta original apesar das críticas e pressões externas. “Mesmo pressionada, a Acadêmicos de Niterói não se curvou. Nos posicionamos, resistimos e levamos para a Avenida um desfile verdadeiro, potente e coerente com a nossa identidade. A força da nossa comunidade foi o nosso pilar. A aclamação popular foi a nossa resposta. O carinho do público foi o nosso maior prêmio”.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos