Bahia no Baianão –
Mesmo após o empate por 2 a 2 com o Jacuipense, o Bahia chega à última rodada do Campeonato Baiano com uma chance histórica – o time pode finalizar a primeira fase com a melhor campanha que qualquer clube já fez no formato que está em vigor desde 2018.
Com seis vitórias, dois empates e 20 pontos, o Tricolor já está classificado e com a liderança assegurada. A partida final contra o Atlético de Alagoinhas, no dia 22 de fevereiro, no Carneirão, não altera o cenário da tabela, mas pode servir para colocar o time majoritariamente de base do Bahia que disputou o Baianão na história do clube.
Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Se vencer fora de casa, o Bahia chegará a 23 pontos, superando a melhor marca até hoje registrada no modelo com dez clubes e nove rodadas.
Leia Também:
Recorde atual
A maior pontuação em primeira fase nesse formato é do maior rival do Esquadrão, o Vitória, que em 2018 somou 22 pontos (sete vitórias, um empate e uma derrota).
O Bahia já igualou ou superou campanhas anteriores próprias, mas nunca ultrapassou essa barreira. Agora, depende apenas de si para superar o Rubro-Negro e assumir o posto de melhor campanha na primeira fase.
Campanhas do Bahia desde 2018
- 2026 – 20 pontos (pode chegar a 23)
- 2023 – 21 pontos (Campeão)
- 2018 – 20 pontos (Campeão)
- 2024 – 19 pontos
- 2025 – 18 pontos (Campeão)
- 2020 – 18 pontos (Campeão)
- 2019 – 15 pontos (Campeão)
- 2021 – 15 pontos
- 2022 – 12 pontos (eliminado na 1ª fase)
Protagonismo da base
O recorde é ainda mais impressionante quando se analisa a campanha que o Bahia de fato fez na primeira fase de 2026. Em todos os jogos, apenas um foi disputado pelo time titular do Esquadrão, na goleada em cima do Barcelona de Ilhéus.
No restante, os protagonistas absolutos foram os “Pivetes de Aço” da base, enquanto o time principal focava em Brasileirão e Libertadores – e os meninos provaram que dão conta do recado muito bem.
O exemplo mais emblemático foi o Ba-Vi no Barradão. Com apenas Ronaldo, Ademir e Caio Alexandre como nomes mais experientes, o Bahia venceu o rival por 1 a 0, com gol da promessa Dell após cruzamento de Iago Borduchi.
100% invencível
O bom momento que o Bahia vem vivendo não se limita ao Baianão. O Esquadrão está invicto na temporada até aqui, somando sete pontos em três rodadas no Brasileirão e ocupa o G-4 da competição nacional.
O próximo desafio é manter a invencibilidade na estreia na Libertadores, nesta quarta-feira, 18, quando encara o chileno O’Higgins fora de casa.
Fonte: A Tarde



