Iniciativa chegará a cinco estados brasileiros, incluindo a Bahia –
O prazo para realizar as inscrições para o edital “Teia de Soluções — CAMP Viva Água: Impactos positivos para a segurança hídrica” chega ao fim no dia 13 de fevereiro, às 18h. A chamada pública destinará até R$ 10,5 milhões ao apoio de projetos voltados à proteção e à gestão dos recursos hídricos, em cinco estados brasileiros: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
O projeto vai selecionar propostas focadas na implementação de soluções capazes de gerar impactos positivos e duradouros para a segurança hídrica, por meio da conservação da natureza, da adaptação às mudanças climáticas, da geração de renda e da melhoria da qualidade de vida em territórios estratégicos.
Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Processo de seleção
Para estarem elegíveis, os projetos deverão estar enquadrados em um dos dois eixos previstos no edital.
O primeiro eixo, Infraestrutura Natural para Água, contempla ações de restauração e proteção de ecossistemas que desempenham papel relevante na regulação de vazões e na qualidade da água. O segundo, Empreendedorismo e Água, é direcionado ao desenvolvimento de modelos de negócio sustentáveis associados ao uso responsável dos recursos hídricos.
Em ambos os casos, as propostas devem considerar cenários futuros de mudanças climáticas.
A seleção será realizada em duas etapas, com início a partir da submissão de proposta simplificada, vídeo-pitch e documentação. Caso sejam aprovadas na primeira etapa, as iniciativas avançam para a fase de detalhamento das soluções, com a entrega de produtos específicos e a participação em capacitações, antes de nova rodada de avaliação.
Grupos envolvidos
A chamada pública é resultado da cooperação entre a Fundação Grupo Boticário, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia e a Fundação Araucária, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).
Fonte: A Tarde



