Decisão ocorre após condenação do ex-presidente no STF –
O Superior Tribunal Militar (STM) formalizou, na tarde desta terça-feira, 10, a abertura de um prazo de 10 dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente defesa escrita no processo que pode culminar na expulsão das Forças Armadas.
A medida, antecipada pela coluna de Manoela Alcântara (Metrópoles), marca o início da fase de manifestação formal do representado na Justiça Militar.
Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Leia Também:
O processo foi provocado por uma representação do Ministério Público Militar (MPM). O órgão sustenta que a permanência de Bolsonaro nos quadros do Exército é incompatível com sua recente condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No âmbito da tentativa de golpe de Estado, o ex-mandatário foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão.
Base legal
De acordo com o entendimento do MPM, a condenação criminal por tempo superior a dois anos é o gatilho jurídico para a instauração de procedimentos administrativos e disciplinares de exclusão.
A defesa de Bolsonaro deve encaminhar as alegações dentro do período estabelecido para que o STM decida sobre a perda do posto e da patente.
Fonte: A Tarde



