–
Umprojeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) visa instituir o Programa de Combate à Cristofobia. O objetivo, segundo o texto (PL Nº 25.976/2025), é “garantir o respeito aos cristãos e promover a convivência pacífica entre as diversas crenças e religiões”.
Com a aprovação, ficarão proibidas fantasias religiosas durante festas em todas as cidades baianas. Vestido de padre, neste domingo, 8, Rosildo do Rosario, 51, mestre do grupo Chegança dos Marujos, opinou sobre a proposta em entrevista ao Portal A TARDE.
Tudo sobre Carnaval em primeira mão!
“No nosso caso, isso não é uma fantasia. Nós somos um grupo cultural que retratamos uma realidade histórica aqui no estado da Bahia e a figura do padre na nossa manifestação tem um significado para quem é do grupo e para quem compreende um pouco dessa história. Então não tem estereótipo e não tem folclorização das imagens religiosas no nosso grupo”, garantiu.
Segundo Rosildo, antes de qualquer sanção, é necessário conversar com populares para entender a quem a lei beneficiaria e atingiria.
“É preciso se aprofundar disso e discutir com as pessoas. Nenhuma lei tem fundamento se não estiver sendo discutida com as pessoas que aquela lei vai atingir ou que vai proteger”, finalizou.
Leia Também:
Sobre o PL
A iniciativa é do deputado estadual Leandro de Jesus (PL). Como justificativa, o parlamentar destacou que o projeto é necessário para “proteger a liberdade religiosa e enfrentar a discriminação contra cristãos”.
O projeto se baseia na Constituição Federal e em tratados de direitos humanos, com a intenção de “promover a paz, a igualdade e o respeito entre todas as crenças”.
Fonte: A Tarde



