Bahia confirma mando de campo com tropeço do Vitória no Baianão –
Se o empate contra o Jequié não foi bom para o Vitória, o Bahia já não pode dizer o mesmo do resultado do rival. Com a igualdade no placar, o Esquadrão garantiu uma vantagem importantíssima para a fase final do Campeonato Baiano: o direito de disputar a etapa decisiva da competição como mandante.
Já classificado para a próxima fase do Baianão, o Bahia também assegurou o mando de campo da semifinal e de uma eventual final, já que não pode mais ser alcançado na liderança do certame. Atualmente, o Tricolor de Aço soma 18 pontos em seis jogos disputados e ainda tem três partidas pela frente.
Tudo sobre Esportes em primeira mão!
Mas como o empate entre Jequié e Vitória beneficiou a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni? A explicação é simples: o time do interior era o único que ainda poderia ameaçar a liderança do Bahia na competição e, consequentemente, impedir a vantagem do mando de campo — ainda que essa possibilidade fosse pouco provável.
Em caso de triunfo do Jequié neste sábado, 7, a equipe chegaria aos 13 pontos e ainda teria duas partidas a disputar, podendo alcançar 19. Para assumir a liderança, no entanto, precisaria torcer por três derrotas do Bahia nas rodadas finais. Com o empate diante do Vitória, esse cenário foi descartado, assegurando ao Tricolor de Aço a liderança do Baianão e a vantagem de jogar a fase decisiva como mandante.
Já o Vitória, por outro lado, mesmo em caso de vitória, poderia alcançar no máximo a mesma pontuação do Bahia, com 18 pontos, mas não ultrapassaria o rival, ainda que o Esquadrão perdesse os três jogos restantes. Isso porque o Tricolor leva vantagem nos critérios de desempate. Assim, embora o resultado tenha sido frustrante para a parcela rubro-negra de Salvador, foi bastante comemorado pelo lado tricolor da cidade.
Leia Também:
Por que a vantagem do mando de campo é importante?
Se nas edições anteriores do Campeonato Baiano a liderança já era relevante para garantir os jogos decisivos como mandante, em 2026 esse fator ganhou ainda mais peso. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu que as semifinais e a final do Baianão serão disputadas em jogo único. Com isso, o Bahia terá a semifinal — e uma possível decisão — diante de sua torcida, na Arena Fonte Nova.
Fonte: A Tarde



