sexta-feira, fevereiro 6, 2026
spot_img
HomeDestaquesProdutores de cacau do sul da Bahia protestam contra desvalorização do produto

Produtores de cacau do sul da Bahia protestam contra desvalorização do produto

Produtores rurais do sul da Bahia estão se mobilizando contra a queda do preço do cacau. Na manhã desta sexta-feira (6), foi realizada uma carreata para chamar a atenção do poder público sobre o tema.

De acordo com os cacauicultores, as reduções estão relacionadas à desvalorização do produto praticado pela indústria após a importação de amêndoas. Situação que tem afetado a renda dos produtores.

Segundo eles, a arroba do cacau passou da faixa de R$ 1 mil, no ano passado, para ser comercializada por cerca de R$ 200 atualmente, como apurou o Giro Ipiaú, site parceiro do portal Acorda Cidade.

A carreata saiu de Aurelino Leal e passou pelos municípios de Ubatã, Barra do Rocha, Ipiaú e Jitaúna, até chegar ao destino final, a Praça da Bandeira, no centro de Jequié, onde as reivindicações de valorização do produto interno e revisão das políticas de importação foram reforçadas.

Em entrevista ao Giro Ipiaú, a presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau, Vanusa Barroso, e o vice-presidente da entidade, o produtor Roberto Carlos, enfatizaram a crise enfrentada pelos cacauicultores e a necessidade de ações imediatas para o setor.

Veja o vídeo:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.



Fonte: Acorda Cidade

- Advertisment -spot_img

Mais lidos