O governador Jerônimo Rodrigues (PT) fez um apelo para o presidente Lula, do mesmo partido, relacionada as obras de mobilidade da Bahia, que estão previstas para serem entregues aos baianos.
“Queremos que o senhor venha aqui assinar a ordem de serviço do metrô até o Campo Grande”, pediu o gestor estadual, nesta sexta-feira, 6, durante agenda ao lado do mandatário, em Salvador.
Tudo sobre Política em primeira mão!
As obras da estação Campo Grande, o chamado Tramo IV, do sistema metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMLF) estão previstas para serem iniciadas em março, conforme a nova projeção do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Leia Também:
Em discurso, o chefe do Executivo ainda mencionou as obras de macrodrenagem na Cidade Baixa para a passagem do Veículo Leve sob Trilhos (VLT). “A nossa entrega do Comércio, da Calçada até o Subúrbio é uma frente grande do VLT”
“Estamos fazendo uma obra de macrodrenagem porque a região da Cidade Baixa sempre alagada com as chuvas tanto das aguas que vem da parte de cima da cidade como as água do mar”, acrescentou Jerônimo.
O apelo foi atendido pelo presidente Lula, que confirmou o seu retorno ao estado, para assinatura de importantes obras, como a Ponte Salvador-Itaparica. Em discurso, o petista ainda afirma que voltará a capital para “andar de VLT”.
Governo da Bahia e a Presidência da República realizam a entrega de 107 ambulâncias do SAMU 192
Metrô no Campo Grande: entenda como está o andamento das obras
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na manhã desta quarta-feira, 4, ao falar sobre as obras do “Tramo 4” do metrô de Salvador, ligando a Lapa ao Campo Grande, que a gestão está na “fase final de fechamento” para dar continuidade as ações necessárias.
O desembarque da nova estação ocorrerá onde atualmente é montado o camarote da Câmara Municipal de Salvador durante o Carnaval.
“Nós conversamos com o prefeito a possibilidade de jogar um pouco mais naquela área mais morta, onde mais ou menos ali fica o camarote da Câmara de Vereadores que ali é uma região mais morta”, afirmou o gestor durante entrevista a uma emissora de rádio local.
O camarote da Câmara Municipal da cidade (CMS) durante o carnaval fica localizado próximo à Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves (TCA).
O trecho terá 1,1 km de extensão, inteiramente no subsolo do Centro Antigo de Salvador.
Obras do VLT de Salvador
A chegada dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) marcou um novo passo na implantação do sistema em Salvador.
Orçado em R$ 5 bilhões, o VLT de Salvador é considerado um marco histórico para a mobilidade da capital e da Região Metropolitana (RMS). Com aproximadamente 40 km de extensão e 42 paradas, as obras, autorizadas em junho de 2024, estão sendo realizadas em três trechos.
VLT de Salvador: confira cronograma completo do operação
- Dezembro de 2025: chegada do primeiro trem a Salvador, inauguração do pátio de recepção e via de testes, e chegada do segundo trem com visual padrão (cinza com detalhes em azul e vermelho);
- Janeiro de 2026: início dos testes do 1º VLT;
- Junho de 2026: primeira composição testada; início dos testes em série com os demais VLTs;
- Dezembro de 2026: 17 composições em Salvador;
- Janeiro de 2027: início da operação comercial do primeiro trem;
- Junho de 2027: 26 composições em Salvador;
- Dezembro de 2027: 35 composições em Salvador;
- Março de 2028: todas as 40 composições entregues;
- Julho de 2028: conclusão dos testes da frota completa e expectativa de início da operação comercial plena.
Fonte: A Tarde



