quinta-feira, fevereiro 5, 2026
spot_img
HomeDestaquesCasa Preta lança 'Elos e Elãs' com oficinas gratuitas em Salvador

Casa Preta lança ‘Elos e Elãs’ com oficinas gratuitas em Salvador

O projeto reúne uma série de oficinas, debates, pautas gratuitas subsidiadas, eventos, espetáculos e ações –

O projeto Elos e Elãs – Criação, Fruição, Formação e Intercâmbio inicia oficialmente sua programação em 2026 com a 3ª edição do EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas, que acontece sábado, na Casa Preta Espaço de Cultura, no Centro da cidade.

A festa de lançamento marca a abertura pública da iniciativa independente e propõe uma programação anual voltada à formação, fruição artística, intercâmbio e fortalecimento da cadeia produtiva da cultura na cidade.

Tudo sobre Cultura em primeira mão!

Idealizado a partir da própria dinâmica de articulação da Casa Preta, o Elos e Elãs nasce, segundo Gordo Neto, coordenador geral, para organizar e potencializar práticas que já aconteciam no espaço.

“O projeto é uma confluência de desejos de vários artistas dispostos a dialogar com o entorno, com o meio cultural e com as políticas públicas. A Casa já tem essa vocação de conexão, e o Elos e Elãs ajuda a estruturar esse movimento”, afirma.

Para ele, o nome do projeto traduz seus fundamentos: “‘Elos’ fala das relações entre artistas, público e território. Já ‘Elã’ é o ímpeto, a força que nos move a criar”.

Leia Também:

Pré-Carnaval dos Artistas

A programação do projeto foi pensada para contemplar todos os elos da cadeia produtiva das artes, reunindo duas temporadas de grupos residentes, 40 pautas subsidiadas, 10 oficinas gratuitas, nove debates, três eventos calendarizados e uma festa de encerramento.

A abertura com o EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas reafirma esse espírito de celebração e encontro.

Em sua terceira edição, o evento reúne música, performance e homenagens à axé music, antecipando o clima do Carnaval a partir de uma perspectiva artística e autoral.

Entre as atrações, está o Microtrio, projeto criado pelo músico Ivan Huol, que propõe uma releitura afetiva e crítica da tradição do trio elétrico.

“Tocamos aquilo que nos toca, sempre em função da folia, mas sem submissão a ela. Tentamos divertir, surpreender, questionar”, explica.

Para ele, ocupar espaços como a Casa Preta é também um gesto político: “Somos pela alternativa, pela alternância de poder artístico. Pequenos palcos, pequenos trios, grandes corações”, observa Huol.

Ações formativas

Além da fruição artística, o Elos e Elãs aposta fortemente em ações formativas voltadas a artistas, técnicos e jovens interessados em atuar no campo da cultura.

A primeira atividade é a oficina gratuita de Gestão e Coordenação Técnica, ministrada por Moisés Victório, especialista em gestão técnica de espaços culturais, que aborda desde o planejamento estratégico até a operação cotidiana de espaços culturais.

“A ideia é tratar a gestão técnica a partir do chão da cena, da porta de entrada ao apagar das luzes”, afirma. Para ele, a formação é parte indissociável de projetos culturais continuados: “Sem formação, a gente reforça uma lógica de circulação rápida, sem deixar lastro no território”.

Moisés destaca ainda o impacto dessas ações na profissionalização de jovens. “Quando a formação é situada e conectada com espaços como a Casa Preta, o jovem deixa de ocupar apenas funções pontuais e passa a se perceber como profissional da cultura, com trajetória possível”, avalia.

Segundo ele, o domínio de aspectos técnicos, produtivos e de gestão amplia o repertório de atuação e fortalece a autonomia dos trabalhadores culturais.

Outro eixo central do projeto é a oferta de pautas gratuitas e subsidiadas, voltadas a diferentes linguagens e públicos, com curadoria do Núcleo Gestor da Casa Preta.

“Há uma procura grande, e agora poderemos atender melhor essas demandas. Nosso núcleo reúne artistas, técnicos e produtores, garantindo uma avaliação qualificada das propostas”, explica Gordo Neto.

Ao final do ano, as atividades com maior impacto de público serão reunidas em uma programação especial de encerramento.

Apoio

O projeto Elos e Elãs – Criação, Fruição, Formação e Intercâmbio foi contemplado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025 – Teatro, iniciativa do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura.

EVOÉ – Pré-Carnaval dos Artistas / Com Transbatukada (regência do músico Antenor Cardoso) e Microtrio / Participações da cantora ManuElla, do ator Rui Manthur e do compositor e músico Joker Guiguio / Sábado (07), 19h / Casa Preta Espaço de Cultura (R. Areal de Cima, 07 – Dois de Julho) / R$ 40 e R$ 20, vendas: Sympla ou na bilheteria do espaço / Mais informações sobre as atividades do projeto Elos e Elãs no instagram @casapretaespacodecultura ou no site casapreta.art.br

*Sob supervisão do editor Chico Castro Jr.



Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos