Um destino paradisíaco se tornou inabitável para os moradores da região da costa norte da Jamaica. Batizada como Mammee Bay, a praia foi vendida em 2020 e virou uma região privativa, impedindo o acesso das pessoas com um muro.
Acostumados a frequentar o local por décadas, os vizinhos da praia demonstraram sua insatisfação com a mudança repentina na rotina. “Como é possível usar uma praia ou um rio por centenas de anos e, em questão de dias, não ter mais acesso a eles?”, disparou o cofundador do Movimento Ambiental pelos Direitos das Praias da Jamaica (JaBBEM), Devon Taylor, em entrevista à BBC.
Tudo sobre Turismo em primeira mão!
O rapaz ainda explicou que o público só tem acesso a 0,6% do litoral da ilha, que possui uma extensão de 1.022 quilômetros. “Nossos laços culturais com os espaços naturais foram dizimados. Eles estão transferindo nossos recursos naturais para entidades estrangeiras”, disse.
Leia Também:
Porque a praia foi vendida?
O destino paradisíaco foi vendido para um projeto de resort e residências luxuosas na região. A ideia é atrair cada vez mais turistas para a região, crescendo o comércio local e consequentemente a economia.
Isto é possível devido à Lei de Controle das Praias de 1956, que atribui ao Estado a propriedade do litoral, fazendo com que o governo possa transferir áreas costeiras para empresas privadas.
Fonte: A Tarde



