Cidadãos de Salvador podem ter acesso a laudos que atestem a situação dos ônibus que circulam na cidade –
Com o objetivo de tornar o sistema de ônibus mais confiável aos usuários, as empresas concessionárias e permissionárias do transporte público em Salvador podem ter que tornar livre, a todos os cidadãos, o acesso aos laudos de vistoria e manutenção das frotas que circulam na capital baiana.
As informações, conforme o Projeto de Lei n.º 531/2025, deverão estar disponíveis tanto nos sites das empresas, quanto em plataforma oficial da Prefeitura, de forma clara e acessível aos usuários do sistema.
Tudo sobre Política em primeira mão!
De acordo com o vereador de Salvador, Jorge Araújo (PP), autor da matéria protocolada junto à Mesa Diretora da na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o PL tem como meta a segurança dos usuários do transporte coletivo e ampliar a transparência na prestação do serviço aos passageiros.
“O cidadão tem o direito de saber em que condições os ônibus estão circulando. Transparência é um instrumento fundamental para prevenir acidentes, cobrar melhorias e garantir que as empresas cumpram rigorosamente as normas de segurança”, afirmou o pepista.
Leia Também:
Punições
O texto prevê que a ausência de divulgação dos laudos, ou a apresentação de informações incompletas ou irregulares poderá acarretar sanções administrativas às empresas, conforme regulamentação da Prefeitura de Salvador.
A proposta segue para análise nas comissões temáticas da Câmara. As atividades na Casa devem ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro.
Salvador dá passo histórico na mobilidade com a chegada de 300 ônibus
A capital baiana deu um passo histórico na melhoria da mobilidade urbana após firmar um contrato, no valor de R$ 264 milhões, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) para a aquisição de 300 ônibus Euro VI.
Segundo a Prefeitura de Salvador, a iniciativa representa a maior aquisição simultânea de ônibus da história da capital baiana e integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área de Mobilidade Urbana, dentro do subeixo Renovação de Frota para o Setor Público.
Fonte: A Tarde



