quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img
HomeDestaquesBloco de Salvador lança tema do Carnaval 2026 em ensaio grátis

Bloco de Salvador lança tema do Carnaval 2026 em ensaio grátis

 

Bloco carnavalesco Fogueirão Samba de Roda o tema do Carnaval 2026 –

O bloco carnavalesco Fogueirão Samba de Roda lança oficialmente neste sábado, 24, o tema do Carnaval 2026, Mães do Samba Guardiãs da Cultura Ancestral, com um ensaio gratuito e aberto ao público a partir das 19h, na Rua Onze de Agosto, em Salvador.

“O objetivo é apresentar para turistas e soteropolitanos uma prévia do que vamos levar para o circuito Osmar na quinta-feira de Carnaval e, como somos da Onze de agosto, decidimos também prestigiar nossa comunidade com este ensaio aberto”, afirma o cantor, compositor e fundador do bloco, Jorge Fogueirão.

Tudo sobre Carnaval em primeira mão!

Quem comparecer ao show gratuito vai contar com as apresentações de Jorge Fogueirão, Os Favoritos, Alan Dudu, Dan Mocidade e Eduardinho Fora da Mídia.

Depois do ensaio aberto, o bloco volta a se apresentar na quinta-feira de Carnaval, 12 de fevereiro, no tradicional circuito Osmar (Campo Grande), às 21h. Para animar os foliões, o bloco irá contar com as apresentações musicais de Jorge Fogueirão, Caboquinho e Juninho Orisun, Dan Mocidade, Nei D’Resenha e Alan Dudu.

Os foliões que quiserem acompanhar o bloco podem adquirir a fantasia no quiosque Samba Vivo localizado no piso L4 do Shopping Piedade, no salão Irmãs de Valdir no Shopping Vasco da Gama ou através dos telefones 71987467266 e 7191836229.

Sobre Jorge Fogueirão

Jorge Fogueirão (Jorge Oliveira dos Santos) é músico e sambista, nascido em Salvador no ano de 1974. Desde cedo envolvido com o meio cultural, atua como compositor, cantor, carnavalesco e produtor cultural e musical.

No início de sua adolescência, entre os 12 e 13 anos, despertou o interesse pela música, em especial pelo samba junino e samba de roda.

Embalado pelo surgimento do Samba Junino nos anos 70 e 80, que se firmaram em bairros como o Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina, se afirmou nesse movimento como cantor, compositor e percussionista.

Em 1987, funda com um grupo de amigos o Samba Fogueirão, inicialmente voltado para os festejos juninos com a vertente do Samba Junino, tendo realizado até a atual data participação em eventos, festivais juninos e Arraia do Fogueirão, sempre no período das festas juninas.

Sobre o Samba Fogueirão

O Fogueirão surge no ano de 1987, impulsionado pelo movimento do Samba Junino que ocorria nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho de Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina no final dos anos 60, ganhando notoriedade nos anos 70 e 80, dando identidade musical a grupos de percussão e músicos que participavam das chamadas festas de largo de Salvador.

Desde seu surgimento, a jornada do Fogueirão o levou a ser um representante local e comunitário, e passa a realizar eventos calendarizados da cultura afro-baiana, passando a ter personalidade jurídica em 2008, para garantia do legado da ancestralidade africana, por meio do Samba Junino.

No Carnaval, está posicionado como bloco desde o ano de 2008 com atração “Banda Fogueirão”.

Fonte: A Tarde

- Advertisment -spot_img

Mais lidos