PUBLICIDADE

Boate Kiss: mais um condenado tem progressão ao regime aberto autorizada

Mais um condenado pelo incêndio na boate Kiss teve progressão ao regime aberto concedida pela Justiça, na última quarta-feira (17). A decisão autoriza a progressão de regime para Marcelo de Jesus dos Santos, ex-vocalista da banda Gurizada Fandangueira, a partir de 27 de dezembro, sob a condição de boa conduta carcerária.

Atualmente, Marcelo cumpre pena no Presídio Estadual de São Vicente do Sul (RS). Ele progrediu ao semiaberto em setembro deste ano.

Na decisão, a juíza Bárbara Mendes de Sant’Anna destacou que o réu obteve 274 dias de remição de pena por trabalho e leitura realizados no presídio. Marcelo terá de usar tornozeleira eletrônica.

 

“Se possui boa conduta carcerária e se mantém afastado do ócio, demonstra mérito subjetivo suficiente para adentrar em regime menos rigoroso”, disse a juíza.

Neste mês, Elissandro Spohr, um dos sócios da boate, deixou a prisão após progressão ao regime aberto, usando tornozeleira eletrônica. Os réus Mauro Londero Hoffmann e Luciano Bonilha Leão cumprem pena no regime semiaberto.

Os quatro condenados passaram por novo julgamento, neste ano, e tiveram as penas reduzidas.

Entenda o caso

Em agosto, os quatro réus no caso da Boate Kiss tiveram as penas reduzidas pela Justiça e progressão ao regime semiaberto autorizada. Na ocasião, a 1ª Câmara Especial Criminal do TJRS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) manteve a validade do júri, realizado em 2021, mas reduziu as penas dos réus.

Os desembargadores decidiram, por unanimidade, fixar pena de 12 anos de prisão aos sócios da boate, Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann. Antes, as penas eram de 22 anos e seis meses e 19 anos e seis meses de prisão, respectivamente.

Já o músico Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor musical Luciano Bonilha Leão tiveram a pena reduzida para 11 anos. Anteriormente, eles haviam sido condenados a 18 anos cada.

Em 2021, eles foram condenados por homicídio com dolo eventual pela morte de 242 pessoas e lesões em mais de 600 vítimas, no incêndio na boate Kiss. O caso ocorreu em 2013, em Santa Maria (RS).

Fonte: CNN BRASIL

Leia mais

PUBLICIDADE