O programa Caminho da Capacitação alcançou em seu primeiro ano 7,5 mil pessoas formadas em São Paulo em 2025 – o primeiro ano de operações – , informou o governo do estado nesta quarta-feira (17).
A iniciativa oferece cursos gratuitos e certificados para a qualificação profissional da população. Ao todo, as carretas móveis com os cursos passaram por 126 municípios durante o ano de 2025.
O programa conta com quase 40 cursos gratuitos em áreas como gastronomia, beleza, moda, tecnologia e mecânica. As carretas funcionam como salas de aula móveis que percorrem o estado oferecendo qualificação profissional à população vulnerável, com atividades teóricas e práticas.
Em 2025, o Caminho da Capacitação contou com 12 ciclos de formação, com dez dias úteis de duração cada. Depois das aulas, os alunos participam de uma formatura com a entrega de certificados.
Além das carretas, o Caminho da Capacitação também oferece oficinas com duração mais curta, de 4 horas, e conteúdo mais prático – como produção 3D. Neste ano, foram realizadas quatro oficinas, em São José do Rio Preto, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e Hortolândia.
O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo integrada ao SuperAção SP, programa do governo estadual que busca retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
O plano é garantir qualificação profissional de modo que o indivíduo acesse melhores condições no mercado de trabalho e supere a condição de pobreza.
Fonte: CNN BRASIL