O documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos“, distribuído pela Netflix e dirigido por Petra Costa, entrou para a lista de pré-selecionados ao Oscar 2026, divulgada nesta terça-feira (16) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A lista oficial de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026.
Se a previsão de uma indicação na categoria de Melhor Documentário se concretizar, Petra Costa repetiria o feito de 2020, quando concorreu com “Democracia em Vertigem”.
Além da categoria de Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional com “O Agente Secreto”, a Academia divulgou os pré-selecionados às categorias de Animação, Canção Original, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Cabelo e Maquiagem, Fotografia e Melhor Elenco (criada apenas este ano). Confira todos os pré-selecionados no site oficial da premiação.
A 98ª edição do Oscar ocorre em 15 de março de 2026.
“Apocalipse nos Trópicos” ganhou dois prêmios recentemente.
Durante a cerimônia do International Documentary Association (IDA), o filme saiu vencedor nas categorias de Melhor Produção e Melhor Roteiro.
A produção participou de outra premiação termômetro para o Oscar, o Critics Choice Documentary, mas perdeu a categoria principal para “A Vizinha Perfeita”, também da Netflix.
“Apocalipse nos Trópicos” busca mostrar o aumento da participação de líderes evangélicos na política brasileira enquanto acompanha figuras como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e o pastor Silas Malafaia desde antes das eleições presidenciais de 2022.
Assista ao trailer de “Apocalipse nos Trópicos”
Fonte: CNN BRASIL