Salvador terá uma festa em homenagem a Exu dentro do calendário de festas populares –
O calendário de festas populares da Bahia — que inicia com Santa Bárbara e termina com o Carnaval — vai ser estendido. Isso porque a Prefeitura de Salvador sancionou uma lei que libera festejo em homenagem a Exu.
De acordo com a Lei n.º 9.892/2025, sancionada em novembro pelo prefeito Bruno Reis (União), foi instituída oficialmente a Festa de Olojá – Senhor do Mercado.
Tudo sobre Política em primeira mão!
As celebrações ao orixá associado ao comércio, à comunicação e à abertura de caminho, serão realizadas anualmente, sempre no primeiro final de semana do mês de março, na Feira de São Joaquim, um dos espaços mais simbólicos da cultura popular e da religiosidade afro-baiana na capital.
Leia Também:
“A Festa de Olojá é uma expressão viva da nossa cultura, da força do povo feirante e da presença de Exu como senhor dos mercados, dos caminhos e das trocas”, afirmou o vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), autor do projeto, ressaltando o enfrentamento ao apagamento histórico dessas tradições.
“Ao incluí-la no calendário oficial, Salvador valoriza sua identidade afro-baiana, fortalece a cultura popular e promove respeito às religiões de matriz africana”, completou o edil.
Fonte: A Tarde