PUBLICIDADE

Mostra Tempo Cultural leva arte, música e gastronomia a Salvador

Tempo Cultural reafirma seu compromisso com a democratização da arte –

O Lar Pérolas de Cristo, em Tubarão, será transformado em um grande espaço de celebração no dia 12 de dezembro, a partir das 14h, com a Mostra do projeto Tempo Cultural: Vivências em Arte e Cultura – 2ª Edição.

Aberta à comunidade, a atividade marca a etapa de Fazer, quando participantes apresentam ao público os conhecimentos, experimentações e processos criados ao longo dos dois meses de oficinas realizadas em diferentes bairros do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Tudo sobre Música em primeira mão!

Leia Também:

Idealizado e coordenado pelo multiartista Saulus Castro (Coletivo Duo) em parceria com a Enter Consultoria, o Tempo Cultural reafirma seu compromisso com o fortalecimento da autoestima cultural do território e com a democratização da arte.

As oficinas desta edição ocorreram em quatro espaços parceiros: Lar Pérolas de Cristo (Coutos), Colégio Estadual Barros Barreto (Paripe), Terreiro Ilê Axé Ogodogê (São Tomé de Paripe) e ESCOLAB Subúrbio 360º (Vista Alegre).

Entre novembro e dezembro, as formações envolveram múltiplas linguagens, unindo técnica, ancestralidade e criação coletiva. Na gastronomia, foram oferecidas as oficinas Confeitaria Festiva e Lucrativa (Jônatas Santino), Confeitaria Lucrativa (Álex Vinicius) e Hambúrguer Artesanal (Jader Borges).

A música esteve presente com a oficina Iniciação Musical com ênfase nas musicalidades da diáspora africana, conduzida por Marcelo Saback. No teatro, Israel Barretto ministrou O Jogo Físico na Cena; nas artes visuais, o grafiteiro Alan TK comandou Arte Urbana em Ação.

A edição também incluiu a oficina Fotografia e Território, com Luan Gramacho; a oficina Da Ideia à Distribuição, de Luiz Gustavo, voltada ao audiovisual; e a oficina Capoeira – Corpo, Ritmo e Resistência, realizada pelo mestre Marcos “Montanha”, integrante do Grupo Gingado Baiano. A Mostra reunirá ainda atrações convidadas exclusivamente do Subúrbio Ferroviário, reforçando o compromisso de valorizar artistas que vivem e produzem no território.

O público vai acompanhar o Samba de Tubarão, grupo formado por mulheres guardiãs do ritmo ancestral do samba; apresentações de João Gonzaga; os Guias Cegos, que apresentam poesia e identidade dialogando com samba, ijexá, rap, trap e narrativa poética; além do Centro Cultural Mamulengo, com o espetáculo “Coletivo Mamulengo no Quilombo”, que aborda racismo ambiental e tradições populares.

Os visitantes poderão degustar salgados, doces e lanches produzidos durante as oficinas gastronômicas. As experimentações teatrais, musicais e corporais também estarão presentes no palco.

As artes visuais ganham vida com desenhos, grafites e intervenções; a Capoeira apresenta corpo ancestral em movimento; e as oficinas de Fotografia e Audiovisual exibem registros e narrativas que refletem a relação dos participantes com suas comunidades.

Para Saulus Castro, a Mostra é um momento fundamental dentro do processo formativo: “É uma oportunidade de trocar os aprendizados com o público, pondo em prática e expondo este percurso com a comunidade. É uma etapa importante para que as oficinas não fiquem somente no ambiente da sala, mas que o aprendizado possa ser compartilhado, gerando vivências e experiências para quem faz e quem assiste.”

Com patrocínio da Vitarella e apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, o projeto reforça seu impacto contínuo na valorização da arte produzida nas periferias de Salvador.

Serviços

Mostra do projeto Tempo Cultural – 2ª Edição

Quando: 12 de dezembro, a partir das 14h

Onde: Lar Pérolas de Cristo – Tubarão

Entrada gratuita

Mais informações: No Instagram @tempocultural



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE