PUBLICIDADE

Tarifa de entrada em Morro de São Paulo sobe para 70 reais

Lei prevê ainda um novo aumento para 90 reais a partir de 1º de julho de 2026 –

A tarifa de entrada em Morro de São Paulo, município de Cairu, baixo sul da Bahia, conhecida como TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago), foi reajustada. O valor sai de 50 para 70 reais por pessoa.

O reajuste, proposto pela gestão do prefeito Hildécio Meireles (União Brasil), está previsto para entrar em vigor a partir do dia 20 de dezembro.

Tudo sobre Portal Municípios em primeira mão!

Leia Também:

A lei prevê ainda um novo aumento para 90 reais a partir de 1º de julho de 2026.

O que é a TUPA?

A TUPA é um valor cobrado de turistas para custear a preservação, manutenção e melhorias da infraestrutura do arquipélago, sendo um instrumento de turismo sustentável.

Último reajuste

O último aumento foi em novembro deste ano, aua do a taxa saiu de 40 para 50 reais, com o objetivo de manter a Tarifa de Preservação Ambiental (TUPA) do local.

Regras

Geralmente, crianças menores de 5 anos e pessoas maiores de 60 anos são isentas da cobrança.

A tarifa é cobrada por pessoa e é válida por 30 dias, ou seja, se paga uma única vez nesse período.

Além disso, a legislação costuma prever meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e pessoas cadastradas em programas sociais de baixa renda, mediante comprovação.

O que diz a Prefeitura

A Prefeitura de Cairu justifica o aumento devido ao alto impacto da atividade turística sobre os serviços públicos da ilha, como custos de preservação ambiental, limpeza urbana e gestão de resíduos.



Fonte: A Tarde

Leia mais

PUBLICIDADE