O objeto costuma fazer parte do dia a dia de quem cozinha –
Apesar de parecer inofensivo, o papel manteiga pode ser um grande vilão da cozinha. Usado constantemente em receitas, a fim de evitar que os alimentos grudem no fundo das assadeiras, o item pode conter substâncias tóxicas, prejudiciais aos ossos e dentes.
Segundo um estudo divulgado pela revista alemã ÖKO-TEST, 19 tipos de papel manteiga foram analisados na Europa, em busca de resíduos de substâncias tóxicas presentes após o processo de fabricação.
Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Dentre os materiais analisados, 18 deles passaram ilesos, com resultados dentro do padrão esperado pelos pesquisadores. As amostras apresentaram padrões satisfatórios de PFAS, silicones sensíveis e metais pesados, sem fornecer risco aos usuários.
Leia Também:
Alerta
Entretanto, um dos produtos apresentou níveis alterados de um material tóxico. O papel manteiga da marca K-Classic, da rede Kaufland, possuía uma grande quantidade de álcool fluorotelomérico (6:2-FTOH), que possui potencial de afetar dentes e ossos.
Apesar do alerta, a marca não tem distribuição no Brasil, diminuindo os risco de contaminação no país. Até o momento, não há proibição de nenhuma marca brasileira de papel manteiga.
Fonte: A Tarde