O presidente americano Donald Trump confirmou que conversou, nesta sexta-feira (10), com a vencedora do Nobel da Paz, María Corina Machado, acrescentando que ela foi “muito legal” na ligação.
“A pessoa que realmente recebeu o prêmio Nobel ligou hoje, me ligou e disse: ‘Estou aceitando isso em sua homenagem, porque você realmente merecia'”, disse o presidente.
“Uma coisa muito simpática de se fazer. Eu não disse ‘então me dê’, embora eu ache que ela poderia ter feito isso. Ela foi muito legal”, brincou o presidente.
“Eu a tenho ajudado”, acrescentou Trump. “Eles precisam de muita ajuda na Venezuela, é um desastre básico. Então, e você também poderia dizer que foi concedido por 2024 e eu estava concorrendo ao cargo em 2024.”
Trump não esconde seu desejo de ganhar o prêmio. Um número crescente de líderes mundiais também tem afirmado que ele deveria ganhar o prêmio.
Esses apelos aumentaram à medida que seu plano de cessar-fogo para Gaza ganhou força nos últimos dias. No entanto, o período de indicações se encerrou no final de janeiro deste ano, de acordo com o site do prêmio.
Nesta sexta-feira (10), o Comitê do Nobel anunciou que o prêmio de 2025 seria concedido a Machado por promover os direitos democráticos na Venezuela e “por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Machado disse em entrevista ao jornal espanhol El País que havia conversado com o presidente dos EUA, mas se recusou a dar detalhes sobre a conversa.
A líder da oposição, assim como em sua postagem ao aceitar o prêmio, expressou gratidão a Trump.
Fonte: CNN BRASIL