HomeBahiaPresidente avalia indicar desembargador para o STF

Presidente avalia indicar desembargador para o STF

Declarações ocorreram ao longo dos últimos meses –

O desembargador federal Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi citado pelo presidente Lula como uma das duas pessoas próximas que ele considera aptas a integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com apuração do G1, as declarações ocorreram ao longo dos últimos meses.

Favreto ganhou notoriedade em julho de 2018 ao conceder um habeas corpus que quase libertou o então presidente Lula, então preso na carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Tudo sobre Política em primeira mão!

Leia Também:

A decisão foi tomada em regime de plantão, em um domingo, mas acabou suspensa horas depois pelo relator do caso à época, desembargador Gebran Neto.

Segundo relato ao portal de uma pessoa próxima ao presidente, Lula ficou descontente ao saber que o desembargador gaúcho não foi incluído na lista tríplice do STJ neste ano, composta pelos três nomes escolhidos pela corte. Em reação, o presidente teria mencionado que poderia indicá-lo para o STF.

Outro cotado como favorito é o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, considerado de alta confiança do presidente e preferido pelo PT. Sua indicação seguiria a linha das escolhas recentes de Lula em seu terceiro mandato, como Cristiano Zanin, seu ex-advogado na Lava Jato, e Flávio Dino, ex-ministro da Justiça.

A vaga na Corte surgiu após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar sua saída do na noite desta quinta-feira, 9, durante sessão plenária marcada por emoção.



Fonte: A Tarde

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +