Uma fábrica de gelo irregular, desde 2012, estava funcionando normalmente em Feira de Santana, no Centro-Norte da Bahia. Fiscais da Vigilância Sanitária fecharam a fábrica clandestina na quinta-feira (9). Uma vistoria na última segunda-feira (6) determinou o fechamento da unidade devido às irregularidades nas instalações.
Segundo o g1 Feira de Santana e Região, a Vigilância Sanitária não divulgou o nome da empresa. Os proprietários já haviam recebido diversas notificações durante os anos para corrigir os problemas estruturais e a falta de documentos. As adequações não foram feitas.
Na segunda-feira (6), os fiscais encontraram no local materiais em desuso, embalagens inapropriadas e reutilizadas para armazenar gelo, equipamentos e estrutura de produção em funcionamento, mesmo o responsável pelo local afirmar que o estabelecimento não estava funcionando.
Ainda conforme o órgão, o proprietário afirmou que não realizou as adequações porque está com irregularidade no pagamento do IPTU.
A chefe da Vigilância Sanitária disse a medida é preventiva para garantir a saúde da população: “A interdição foi necessária para que o proprietário realize todas as adequações e possa retomar as atividades de forma legal e segura. Nossa prioridade é proteger a saúde da população, já que o gelo é composto 100% por água e, quando produzido sem controle sanitário, pode representar risco à saúde”, disse.
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) acompanha o caso desde 2023 devido a uma denúncia feita pela Embasa sobre a qualidade da água com a qual o gelo estava sendo fabricado. O estabelecimento continuará fechado até que os compromissos sanitários sejam cumpridos.
Fonte: Farol da Bahia