O município de Cachoeira recebe, entre os dias 13 e 17 de outubro, uma programação especial do projeto “Território Expandido: Arte Local e Global”, realizado pelo Coato Coletivo. A agenda reúne ações de formação, difusão e experimentação artística, incluindo o Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica, a exibição de filme, a Mostra Lab.Ex e a circulação do espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”, movimentando espaços culturais e educativos da cidade.

O Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica acontece nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 14h às 17h, na Estação Ferroviária. O laboratório propõe que os participantes explorem o conceito de Corpo-Arquivo, utilizando ferramentas acessíveis como celulares, projeções e sons ao vivo para transformar memórias em dramaturgia e o corpo em território de criação.


Para participar do laboratório, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através de formulário disponível no perfil @coatocletivo no Instagram. A vivência é conduzida por Danilo Lima, Mirela Gonzalez, Marcus Lobo, Bernardo Oliveira e Natielly Santos, integrantes do Coato, que compartilham práticas desenvolvidas pelo coletivo nos últimos 10 anos – pesquisa em performance, teatro e tecnologias da cena.


No dia 16 de outubro, o Auditório Leite & Alves (Cahl/UFRB), às 15h, recebe a exibição do documentário “Retratos de identificação”, com direção de Anita Leandro, audiovisual que traz dois combatentes que lutaram contra a ditadura militar no Brasil e se deparam, pela primeira vez, com fotografias de suas respectivas prisões, tiradas pela polícia. Às 19h, o Auditório é palco da Mostra Lab.Ex, momento em que os participantes do laboratório apresentam micro-performances autorais.
Encerrando a passagem do projeto por Cachoeira, o espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura” será apresentado no dia 17 de outubro, em duas sessões no Auditório Leite & Alves (Cahl/UFRB): às 10h, com mediação de escola pública, e às 19h30, aberta ao público em geral. A peça revisita memórias do regime militar (1964-1985) e conecta-as às tensões políticas contemporâneas, reafirmando a relevância da arte como espaço de memória, reflexão e debate social.


Em circulação pela Bahia, o projeto Território Expandido já passou por Lençóis e Barreiras e passará ainda por Salvador janeiro de 2026, reafirmando o compromisso do Coato com uma arte descentralizada, crítica e plural, capaz de aproximar comunidades e reativar vínculos afetivos entre diferentes territórios da Bahia. Fundado em 2013 na Escola de Teatro da UFBA, o Coato consolidou uma poética baseada na criação compartilhada, na hibridização de linguagens e no tensionamento entre arte e política.
O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via Pnab, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço – Território Expandido: Arte Local e Global em Cachoeira
Lab.Ex – Laboratório de Experimentação Cênica
📍 Estação Ferroviária
📅 13, 14 e 15 de outubro – 14h às 17h
Exibição de documentário “Retratos de identificação”
📍 Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
📅 16 de outubro – 15h
Mostra Lab.Ex
📍 Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
📅 16 de outubro – 19h
Espetáculo “Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura”
📍 Auditório Leite & Alves (CAHL/UFRB)
📅 17 de outubro – 10h (mediação com escola pública)
📅 17 de outubro – 19h30 (público geral)
🔸 Entrada gratuita em todas as atividades.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.
Fonte: Fala Genefax