HomeBahiaCarretas de Saúde da Mulher inicia atendimentos na Bahia nesta sexta-feira (10).

Carretas de Saúde da Mulher inicia atendimentos na Bahia nesta sexta-feira (10).

Começa nesta sexta-feira (10) o atendimento nas Carretas de Saúde da Mulher, iniciativa que integra o programa do Governo Federal “Agora Tem Especialistas”. Na Bahia, as primeiras unidades móveis começam a funcionar nos municípios de Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, oferecendo serviços especializados voltados à saúde feminina.

A ação, que conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), marca o início do Outubro Rosa, campanha que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nas carretas, serão oferecidos atendimentos médicos especializados, mamografias, ultrassonografias mamárias bilaterais, punções por agulha grossa e ultrassons transvaginais ou pélvicas. Os agendamentos dos atendimentos serão realizados pelas secretarias municipais de saúde, e as unidades permanecerão 30 dias em cada cidade.

Em Paulo Afonso, o lançamento da ação será às 16h, na Policlínica Regional de Saúde, com a presença da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e da superintendente estadual do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli. Já em Senhor do Bonfim, o evento de abertura ocorrerá às 10h, também na Policlínica Regional, com a participação do subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa.

O programa Agora Tem Especialistas é uma das principais estratégias do Governo Federal para reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, ampliando o acesso a serviços de saúde em todo o país. A iniciativa prevê a circulação de 150 carretas equipadas com estrutura de atendimento médico e diagnóstico em diferentes estados brasileiros até 2026.

Com essa ação, o governo busca aproximar os serviços de saúde das mulheres, especialmente daquelas que vivem em regiões com menor acesso a exames e consultas especializadas, reforçando o compromisso com a prevenção, o cuidado e a equidade na atenção à saúde feminina.

 

Fonte: Portal Notícias Bahia

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +