Rui Costa na inauguração da BYD –
A Bahia ganhou os holofotes mundiais com a abertura da primeira fábrica de automóveis elétricos do Brasil, a BYD. A nova fábrica, que promete impulsionar a economia do país, está sendo inaugurada na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Presente no evento, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou a iniciativa chinesa por escolher o estado para abrigar a sede da montadora chinesa. Em discurso, Rui também criticou quem torce contra o crescimento do país.
Tudo sobre Política em primeira mão!
Aqueles mesmo que votaram derrubaram a votação ontem, foram os mesmos que comemoraram silenciosamente o fechamento da Ford aqui em Camaçari. Porque eles fazem prática e uso do quanto pior, melhor
Em seguida, ele complementou: “Isso para nós que somos do Nordeste brasileiro, esse estado […] nós estamos na região mais pobre do Brasil, quarto estado de população, que carrega dados sociais historicamente negativos e que muito esforço conseguimos superar”.
Leia Também:
Rui Costa também relembrou que a China “era o país mais pobre” há 50 anos, mas conseguiu superar esses números com o uso da tecnologia.
“Era uma indústria muito menor do que a indústria brasileira. E hoje, eu não preciso dizer o que é a China para o mundo”.
Inauguração da BYD na Bahia
A instalação da fábrica da BYD em Camaçari representa um marco para a economia baiana. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, a empresa promete gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
- Capacidade de produção: Inicialmente, a fábrica terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, com planos de dobrar esse número até 2026.
- Empregos: A previsão é que a fábrica de carros elétricos chegue a empregar mais de 20 mil pessoas até o final de 2026, superando a Ford.
- Expansão: A longo prazo, a BYD estuda a possibilidade de ampliar a produção para 600 mil veículos anuais.
Fonte: A Tarde