PUBLICIDADE

Petro liga corpos achados na costa colombiana a possíveis ataques dos EUA

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez uma publicação na rede social X, no domingo (7), relatando que corpos foram encontrados na costa colombiana e afirmou que podem ter sido vítimas de bombardeios no mar.

“Esses corpos foram encontrados flutuando no mar perto de La Guajira. Solicito à equipe forense que estabeleça suas identidades e coordene o trabalho com o Ministério Público da Venezuela. Eles podem ter sido mortos em um atentado a bomba no mar”, escreveu Petro.

Os Estados Unidos já realizaram pelo menos 23 ataques contra embarcações, sendo 22 em águas internacionais desde 2 de setembro, contra navios que supostamente transportavam narcóticos, segundo Washington.

Autoridades americanas não apresentaram nenhuma prova para sustentar essas alegações.

Até o momento, pelo menos 87 pessoas morreram nesses ataques no Caribe e no Pacífico, feitos sem processos judiciais ou declaração de guerra do Congresso americano.

O governo Trump está envolvido em um crescente confronto com os governos da Venezuela e da Colômbia, com uma escalada de declarações cruzadas entre Trump e o ditador venezuelano Nicolás Maduro, e também com o presidente colombiano, Gustavo Petro.

As operações no Caribe começaram após o envio de navios de guerra dos EUA para a região, numa missão que Washington insiste ser para combater os cartéis de drogas, mas Caracas afirma que Washington está, na verdade, buscando uma mudança de regime.

Em novembro, Petro ordenou que as forças de segurança pública da Colômbia suspendessem o compartilhamento de informações com as agências de inteligência dos Estados Unidos até que Washington cesse os ataques a embarcações no Caribe.

“A luta contra as drogas deve ser subordinada aos direitos humanos do povo caribenho”, afirmou o presidente na época, em uma publicação no X, fazendo referência ao histórico de colaboração entre os dois países no combate ao narcotráfico.



Fonte: CNN BRASIL

Leia mais

PUBLICIDADE