HomeBahiaGoverno se manifesta sobre adoção do horário de verão em 2025

Governo se manifesta sobre adoção do horário de verão em 2025

Medida foi adotada no Brasil por mais de três décadas –

Um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo Ministério de Minas e Energias informa que o Brasil não vai adotar o Horário de Verão em 2025. Medida que está suspensa desde 2019 tinha como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.

Ainda segundo o Ministério, em 2019 ficou evidenciado que o Horário de Verão deixou de atender as expectativas desejadas por conta da mudança nos hábitos de consumo da população e da intensificação do uso de equipamentos de refrigeração durante a tarde.

Tudo sobre Economia em primeira mão!

“Assim, a máxima de energia havia deixado de ocorrer no período noturno, passando a se concentrar por volta das 15h, o que comprometia a efetividade da política”, disse o Ministério.

Leia Também:

O Ministério de Minas e Energias disse ainda que o setor elétrico continua passando por mudanças significativas, especialmente em função da transição energética e das mudanças climáticas. Por isso, a adoção do Horário de Verão via continuar sendo avaliado periodicamente com vistas a garantir a segurança e a confiabilidade do suprimento eletroenergético no país.

Sobre o horário de verão

O horário de verão costumava ser implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março de cada ano. A medida foi adotada no Brasil por mais de três décadas, mas deixou de existir em 2019, no início da gestão de Jair Bolsonaro.

O governo esclarece que a medida costuma ter pouco impacto nas regiões Norte e Nordeste, sendo mais aplicável nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, o que diminui as chances de que Salvador seja afetada.



Fonte: A Tarde

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +