HomeBahiaMapa Cultural de Itaparica será lançado para fortalecer cultura e turismo

Mapa Cultural de Itaparica será lançado para fortalecer cultura e turismo

A Ilha de Itaparica se prepara para receber uma nova ferramenta de valorização e difusão cultural: o Mapa Cultural de Itaparica. O projeto busca fornecer uma plataforma online que reunirá iniciativas culturais, artistas, ações, eventos e equipamentos da ilha. O projeto será lançado no dia 11 de outubro, no Centro de Treinamento de Líderes de Itaparica (Rua Rui Barbosa, 12, Lot Nova Itaparica), das 9h às 16h, com um workshop gratuito sobre elaboração de projetos culturais e um caruru comemorativo.

O projeto é uma realização conjunta da Lua de Maré Produções, coordenada por Lara Carvalho e da Transatlântica Criação Cultural, coordenada por Stéfane Souto. Ambas com origens paternas e trajetórias marcadas pela vivência na ilha de Itaparica. A proposta do mapa é permitir que moradores e visitantes explorem a riqueza cultural da ilha, conheçam artistas da região e tenham acesso a informações sobre eventos e patrimônios históricos, contribuindo tanto para a preservação quanto para a promoção contínua das tradições locais.

Em fase de construção coletiva, o projeto convida artistas, instituições e agentes culturais locais  para se cadastrarem na plataforma através do site: https://mapaculturaldeitaparica.com.br/inscricao. Segundo Lara Carvalho, o mapa é pensado como uma experiência de descoberta, que permite ao público perceber a diversidade de linguagens, tradições e experimentações presentes na ilha. “A ideia é provocar um olhar de encantamento e pertencimento: perceber que o território pulsa arte em cada canto e que esse patrimônio vivo pode ser experienciado de formas múltiplas.”

Fortalecimento da cultura local

O Mapa Cultural de Itaparica nasce com o propósito de destacar e dar visibilidade às atrações culturais já existentes na ilha, desde museus, centros culturais e patrimônios históricos até projetos comunitários e ações realizadas pelos próprios habitantes. Além de valorizar a produção local, a iniciativa busca incentivar o turismo responsável, atraindo visitantes interessados em experiências autênticas, que movimentem a economia criativa e fortaleçam a preservação do patrimônio cultural e ambiental.

A plataforma será gratuita, digital e interativa, funcionando como um guia de consulta e pesquisa, mas também como instrumento estratégico para o desenvolvimento de políticas públicas de cultura mais alinhadas às necessidades locais.

“Espero que, ao acessar o mapa,  as pessoas – sejam elas moradoras ou turistas – possam ter a real dimensão de quão rica é a produção cultural da ilha de itaparica. Rica em diversidade, criatividade, talento, memória e tradição”, declara Stéfane Souto.

Workshop de lançamento

O evento de lançamento, no dia 11 de outubro, contará com a oficina “Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos”, ministrada por Stéfane Souto, no mesmo local do lançamento. A atividade oferece uma formação teórica e prática sobre como estruturar iniciativas culturais e buscar financiamento por meio de editais públicos e privados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui

A facilitadora Stéfane Souto é gestora, pesquisadora e empreendedora cultural com 15 anos de atuação no setor.

SERVIÇO:

Lançamento do Mapa Cultural de Itaparica 

11 de outubro de 2025

Das 9h às 16h no Centro de Treinamento de Líderes de Itaparica (Rua Rui Barbosa, 12, Lot Nova Itaparica)

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos

9h às 12h

Acesse o Instagram: @mapaculturaldeitaparica para mais informações

*Com informações da assessoria 

Fonte: Farol da Bahia

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +