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Exportar o Brasileirão? CEO da LFU quer vender jogos em vez de jogadores

O CEO da Liga Forte União (LFU), Gabriel Lima, expôs a nova estratégia dos clubes para o mercado internacional.

Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (5), o executivo relatou o plano de levar o Campeonato Brasileiro para o exterior, visando formar uma base de fãs estrangeiros e, consequentemente, valorizar o produto.

O objetivo é parar de vender apenas jogadores, a “matéria-prima”, e começar a exportar o próprio Campeonato Brasileiro como “produto acabado”.

Então, hoje os clubes brasileiros vendem só matéria-prima, que são seus jogadores. E a gente precisa vender o nosso produto acabado, que é o nosso campeonato. Tem muito mais valor vender o produto acabado do que vender a matéria-prima.

Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU)

Essa mudança de foco visa manter os talentos por mais tempo no país e gerar crescimento sustentável.

“Então, assim, é essa dinâmica que a gente quer mudar, porque a gente quer manter os nossos jogadores, os nossos talentos aqui por mais tempo. E a gente só vai conseguir fazer isso quando a gente tiver números relevantes, e a gente só vai conseguir números relevantes a partir do momento que a gente exportar o nosso campeonato”, afirmou o executivo.

Futebol invisível

Lima reconheceu que, embora o Brasil seja potência na exportação de atletas, o futebol de clubes é desconhecido no exterior.

“Nós somos número um em valor de transação, quando a gente olha para venda de jogadores. Então, o Brasil historicamente é o país que mais vende jogador e que tem maior valor quando você compara por nacionalidade”, refletiu.

Ele destacou a disparidade entre o alto valor dos jogadores brasileiros no mercado global e o baixo reconhecimento dos clubes do país.

A gente é muito conhecido do ponto de vista de jogadores. Nossos jogadores são mundialmente conhecidos, estão nos melhores times do mundo, e são figuras muito conhecidas, mas os nossos nossos times não são muito conhecidos porque a gente não tem um produto tipo exportação. Nosso Campeonato Brasileiro é muito pouco visto fora do Brasil.

Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU)

Do Brasil para o mundo

O trabalho da LFU, portanto, é focado em reverter esse quadro.

“Então, esse é o trabalho de crescimento que a gente tem que fazer no futuro a partir de uma liga unificada, a partir de uma liga organizada pelos clubes. Esse é trabalho que a gente deveria focar”, afirmou.

A primeira fase da estratégia é de criação de audiência, não de monetização imediata.

“A gente não pretende monetizar e ter um cheque enorme agora, o que a gente quer é colocar no máximo de países possíveis, nos melhores outlets de mídia possíveis. Pra gente poder daqui três ou cinco anos, aí de fato, com a relevância sendo criada”, explicou.

A LFU já possui acordos para transmissão em 55 países, incluindo Reino Unido, Balcãs, Rússia e Estados Unidos. O foco é fazer com que o torcedor internacional se acostume com o campeonato.

“A estratégia é exatamente essa: é criar relevância, que as pessoas se acostumem,” concluiu.

CNN Esportes S/A

Com Gabriel Lima, CEO da Liga Forte União (LFU), o CNN Esportes S/A chega à 111ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

 

Fonte: CNN BRASIL

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