Mais de mil pessoas ficaram presas após uma forte nevasca bloquear as estradas próxima à face leste do Monte Everest, no Tibete, neste sábado, 4. forte nevasca veio acompanhada de chuvas intensas que atingem toda a região do Himalaia.
De acordo com o portal chinês Jimu News, dezenas de pessoas já foram resgatadas e moradores locai, assim como de resgate, foram mobilizados para remover a neve acumulada na área afetada, que fica a cerca de 4.900 metros de altitude.
Os visitantes estavam no remoto vale de Karma, que dá acesso à face leste de Kangshung, no Everest. A região recebeu um grande fluxo de turistas durante o feriado nacional de oito dias na China.
Nevasca
A nevasca começou na noite de sexta-feira, 3, e continuou durante todo o sábado, acumulando grandes volumes de neve no vale, que fica a cerca de 4.200 metros de altitude. As autoridades informaram que as pessoas que ainda permanecem isoladas serão conduzidas a Qudang em grupos, com o apoio de equipes de resgate organizadas pelo governo local.
Estragos em outras regiões
No Nepal — ao sul do Tibete — chuvas torrenciais causaram deslizamentos de terra e enchentes que destruíram pontes e bloquearam estradas, resultando na morte de pelo menos 47 pessoas desde sexta-feira, 3 segundo a polícia local. No distrito de Ilam, no leste do país, 35 pessoas morreram em deslizamentos distintos.
Outras nove estão desaparecidas após serem levadas pelas águas, e três morreram atingidas por raios em diferentes regiões. As operações de resgate continuam neste domingo para restabelecer o acesso às áreas afetadas.
Fonte: A Tarde