HomeBahiaJovens Lideranças Indígenas da Bahia se reúnem para fortalecer participação política e...

Jovens Lideranças Indígenas da Bahia se reúnem para fortalecer participação política e defesa dos territórios.

O 2º Encontro de Jovens Lideranças Indígenas da Bahia, que segue até o próximo domingo (5), está reunindo jovens representantes de diversos povos do estado com o objetivo de debater, compartilhar experiências e construir estratégias coletivas em defesa dos direitos territoriais e culturais das comunidades indígenas baianas. O evento acontece no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, e tem promovido uma rica programação voltada ao fortalecimento das lideranças e à ampliação da participação política das juventudes indígenas.

Na sexta-feira (3), o encontro contou com a presença da secretária da Educação do Estado da Bahia (SEC), Rowenna Brito, que destacou o compromisso do governo estadual com o avanço das políticas públicas voltadas à educação indígena.

“Estamos realizando todos os esforços para promover avanços na Educação Indígena. Sabemos que a sociedade tem uma dívida histórica com essa população, mas com nosso governo estamos promovendo muitos avanços. Além da nova escola de Ibotirama, já inaugurada, temos 18 novas unidades em construção, duas a iniciar já licitadas e 51 novas escolas a licitar, somando aproximadamente R$300 milhões em investimentos”, afirmou a secretária.

Rowenna Brito também ressaltou que as ações da pasta estão alinhadas a um projeto pedagógico específico para a modalidade indígena, com a formação de professores indígenas e a criação de espaços universitários com identidade própria dos povos originários. Segundo ela, um novo concurso público para docentes indígenas está em estudo e deve ser anunciado em breve.

Durante os cinco dias de programação, o encontro promove rodas de diálogo, oficinas formativas, momentos de integração e troca de saberes, fortalecendo a articulação entre as comunidades e possibilitando que os jovens pensem de forma coletiva sobre os desafios e caminhos para a proteção de seus territórios e o fortalecimento das suas lideranças.

O evento reforça a importância do protagonismo da juventude indígena na construção de políticas públicas e na valorização das suas identidades, saberes e modos de vida, pilares fundamentais para a preservação da cultura e o fortalecimento dos povos indígenas da Bahia.

Fonte: Portal Notícias Bahia

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +