HomeNotíciasEmpreendedores aprendem a ser influenciadores dos próprios negócios em encontro promovido pelo...

Empreendedores aprendem a ser influenciadores dos próprios negócios em encontro promovido pelo Sebrae | ASN Bahia

“Foi como abrir uma janela.” Assim a empresária Elaine Aranha, dona do Ateliê Aconchego, definiu o aprendizado que levou do encontro “Do offline ao online: seja o influenciador do seu negócio”, realizado neste sábado (4), no auditório do Sebrae Bahia, em Salvador. Com uma confeitaria artesanal e um olhar cuidadoso sobre cada produto, Elaine contou que sempre teve dificuldade em aparecer e divulgar o próprio trabalho.

“Sempre foi difícil aparecer. Esse encontro veio como uma janela que se abre, para que a gente entenda que acaba sendo protagonista do nosso negócio e que a vergonha tem que ser deixada um pouco de lado”, contou a empresária. Agora, ela pretende aplicar as orientações das palestrantes para se comunicar melhor com seus clientes e expandir a marca. “Quero mostrar o valor do meu produto, a importância do que faço e o sentimento que coloco em cada cesta. Aprendi que o cliente precisa sentir o aconchego, o abraço, o carinho que vem junto com o presente”, disse.

A programação foi marcada por palestras e trocas de experiências sobre marketing de influência, posicionamento digital e autenticidade na comunicação. A especialista Larissa Campos, que atua com marketing de visibilidade, abriu o encontro falando sobre a importância de cada empreendedor se tornar a principal voz da própria marca.
“Ninguém melhor para falar sobre o seu produto ou serviço do que você mesmo”, destacou. “Você é o criador, o fundador, a pessoa que desenvolveu aquele método, aquele sabor, aquele serviço. A influência é a matéria-prima do conteúdo que vende”, acrescentou.

Para Larissa, ser influenciador do próprio negócio vai além da autopromoção. Trata-se de criar conexões e comunidades em torno de um propósito. “As pessoas não querem mais um consumo raso. Elas querem estar envolvidas com ideias, com causas, com valores. Mesmo as marcas de luxo vêm trabalhando esse senso de pertencimento. Autenticidade é a palavra-chave”, reforçou.

Ao lado dela, Marcela Barbosa, especialista em marketing de influência com mais de dez anos de atuação no setor, trouxe dados e práticas sobre o impacto dos influenciadores nas empresas e no comportamento do consumidor. “O marketing de influência amplifica o ‘boca a boca’ que sempre existiu. Hoje, o desafio é posicionar sua marca de forma consistente, entender quem é o consumidor que você quer atingir e entregar valor de forma genuína”, explicou.

Marcela destacou ainda que a influência bem trabalhada pode transformar negócios locais em marcas de referência. “Posicionar uma marca como premium é um desafio, mas dá resultado. O importante é saber com quem você quer conversar e manter coerência entre discurso e prática”, afirmou.

Antes da palestra, o gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira, destacou o auditório cheio em um sábado de manhã e ressaltou a missão da instituição em fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas. “É bom ver o auditório cheio em pleno sábado. Isso mostra o compromisso de vocês com o crescimento dos seus negócios”, disse. “Queremos levar o que é relevante, o que gera impacto e resultado. Quando os negócios melhoram, as pessoas também melhoram, e, consequentemente, isso reflete na nossa sociedade”, apontou.

Ele incentivou ainda a troca de experiências entre os participantes. “Esse é um momento também para fazer networking, criar rede de contatos. E o Sebrae está sempre ao lado de vocês para ajudar a alcançar os resultados que esperam”, concluiu.

Gestora da Agência Costa Azul , Lorena Costa destacou o propósito do encontro em quebrar o medo de se expor e ajudar os empreendedores a se reconhecerem como promotores de suas próprias marcas. “Muitos empreendedores têm ótimos produtos e serviços, mas ainda têm receio de aparecer. A ideia foi mostrar que eles são os principais promotores do próprio negócio. Onde quer que estejam, estão levando sua marca”, explicou.

Segundo Lorena, o evento buscou unir técnica e leveza para tornar o aprendizado prático. “Queremos que as pessoas, após esse encontro, estejam prontas para aplicar o que aprenderam, com mais confiança e naturalidade”, finalizou.

Fonte: Sebrae Bahia

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +