HomeNotíciasJuros altos revelam "paciente fiscal" preocupante, diz Armínio Fraga

Juros altos revelam “paciente fiscal” preocupante, diz Armínio Fraga

O cenário fiscal brasileiro se encontra em um momento “preocupante”, segundo o ex-presidente do BC (Banco Central) e economista, Armínio Fraga. De acordo com Fraga, a economia brasileira “tem crescido muito bem”, mas que o crescimento “não tem cara de ser sustentável”.

O especialista ressalta que os níveis de investimento permanecem modestos, indicando possíveis fragilidades estruturais na economia. Ele destaca que a dívida do país está pagando juros de aproximadamente 10% acima da inflação no curto prazo, enquanto os títulos do governo mantêm rendimentos superiores a 7% acima do IPCA.

Diagnóstico e Responsabilidades

Para Fraga, é fundamental realizar um “diagnóstico preciso da situação para estabelecer tratamentos eficazes”. O ex-presidente do BC explica que, no momento atual, o governo está tomando dinheiro emprestado para pagar juros, caracterizando um déficit primário insuficiente para cobrir as despesas com juros, o que resulta em um crescimento exponencial da dívida.

“Ele (o governo) largou gastando, depois definiu metas modestas que não estão sendo cumpridas”, aponta Fraga ao WW Especial. Além disso, ele afirma que algumas regras contábeis questionáveis têm sido aplicadas, algo que contribui para um “complô contra a estabilidade fiscal”.

A relação entre dívida e PIB continua se deteriorando, mesmo com o melhor desempenho econômico dos últimos três anos. Fraga observa que o crescimento já apresenta sinais de desaceleração, um desenvolvimento que, segundo ele, não deveria surpreender, considerando o contexto atual.

WW Especial

Apresentado excepcionalmente por Thais Herédia, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

O Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube está no ar. Faça parte e receba conteúdos especiais, bastidores e indicações do time de jornalismo da CNN. Como assinante, você terá acesso liberado à íntegra e a cortes do WW Especial, além de ter a sua pergunta respondida pelos apresentadores do Fora da Ordem. Clique aqui e participe!

Fonte: CNN BRASIL

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

veja +