Depois de quatro anos de espera, Foz do Iguaçu (PR) homologou a extensão da pista do aeroporto internacional. A partir desta quinta-feira (2), o terminal pode receber oficialmente aviões maiores e operar voos diretos para destinos como Estados Unidos e Caribe.
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A obra de R$ 53 milhões ampliou a pista para 2.705 metros de extensão e foi inaugurada oficialmente em abril de 2021. Um imbróglio entre a Infraero, que entregou a obra, e a Motiva (ex-CCR), que assumiu a concessão praticamente um ano depois, adiou a homologação. A concessionária argumentava que o gasto com a homologação não estava no contrato, mas acabou assumindo o empreendimento.
Esta nova etapa abre caminho para transformar a cidade em hub estratégico na Tríplice Fronteira, com desenvolvimento do turismo regional integrado à logística e aos negócios. A ampliação no aeroporto de Foz do Iguaçu é fruto de convênio entre governo do Paraná, Itaipu Binacional e Infraero.
As novas medidas da pista no aeroporto de Foz do Iguaçu permitem que o terminal receba aeronaves maiores, com mais passageiros e carga, além de decolagens sem restrições para destinos mais longos. O aeroporto também recebeu o equipamento ILS, um sistema de aproximação por instrumentos, essencial para garantir pousos seguros em condições meteorológicas adversas, como neblina.
Foz do Iguaçu vem se preparando com ações de promoção em mercados estratégicos para atrair novas rotas.
A expectativa é que o movimento de visitantes e o número de rotas de voos de e para Foz cresçam nos próximos anos, o que anima tanto o poder público quanto o setor turístico local. “A novidade pavimenta o caminho para ampliar a malha aérea no médio e longo prazo com a possibilidade de fechamento de contratos com companhias aéreas que operam com aeronaves maiores, intercontinentais”, explicou o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski.
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Já a diretora-executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, ressaltou que o setor aguardava a homologação desde a conclusão das obras de ampliação da pista. De acordo com ela, o destino vem se preparando com ações de promoção em mercados estratégicos para atrair novas rotas.
“Estamos trabalhando para recuperar conexões, como a rota Lima–Iguaçu, antes operada pela Latam, e abrir novos destinos que só podem operar com a pista homologada, como os voos da Copa Airlines, do Panamá, e da Avianca, de Bogotá. Esse é um trabalho conjunto com a concessionária Motiva, incluindo incentivos que já estão na mesa das companhias aéreas”, explicou.
Ela reforçou que a homologação dará segurança para consolidar negociações ainda em 2025, permitindo que as empresas definam datas para iniciar operações em Foz.
Em relação ao impacto no fluxo de visitantes, Petricoski avaliou que a cidade já recuperou os números de 2019, quando havia 33 voos internacionais regulares, e deve registrar recorde em 2025.
“Tudo o que vier agrega valor, porque todo ano temos mais ofertas e mais produtos na prateleira. Nossa meta sustentável é crescer de 7% a 10% ao ano, e os novos voos certamente vão nos ajudar a alcançar esse objetivo nos próximos anos”, destacou o secretário.
Fonte: Gazeta do Povo